Variedades

2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM anuncia inscrições abertas para oficinas formativas e reforça o cinema como agente de desenvolvimento sustentável

Assessoria 27/10/2025
2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM anuncia inscrições abertas para oficinas formativas e reforça o cinema como agente de desenvolvimento sustentável

2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM acontece entre outubro e novembro de 2025, com a realização de sessões de filmes nacionais e locais, oficinas audiovisuais e um seminário, com o objetivo de ser um catalisador no presente e para o futuro da indústria criativa na cidade e região. As inscrições para as oficinas já estão abertas. Toda programação é gratuita.  

Dentro dos eixos capacitação e desenvolvimento, 10 oficinas de cinema e audiovisual percorrem a Mostra, passando por planejamento e financiamento de projetos audiovisuaisroteirodireçãofotografiasomdocumentárioanimação, jogos eletrônicos, pós-produção e difusão. As oficinas têm início a partir de 29 de outubro, em diferentes pontos da cidade,  com 6 horas de duração, cada uma, e 20 vagas por turma. Dentro da programação, 07 (sete) oficinas estão abertas para inscrições ao público, maiores de 18 anos e 03 (três) são voltadas para escolas e instituições de terceiro setor.

A partir do dia 25 de novembro, acontece a abertura da semana da Mostra de filmes nacionais e locais, com o Seminário “Betim Indústria Criativa - Desafios e Caminhos Possíveis”, que visa fomentar a construção coletiva de estratégias e ações para o setor. O evento contará com uma palestra do produtor de cinema e presidente da RioFilme, Leonardo Edde, e acessibilidade em LIBRAS.

Entre 26 e 30 de novembro, acontecem os eixos exibição e difusão, com a MOSTRA CINEMATOGRÁFICA com 28 obras, sendo 14 longas e 14 curtas, entre ficções, documentários e animações, exibidos em sala de cinema profissional. A programação apresenta o panorama nacional com a MOSTRA BRASIL e o talento local com a MOSTRA BETIM. A curadoria, 100% feminina, está selecionando os filmes que comporão a grade, com previsão de sessões voltadas para crianças e adultos e, que será divulgada no início de novembro. 

Sessão de filmes na 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM foto Vladimir Araujo

Importância da Mostra de Cinema de Betim no contexto atual

Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a Indústria Criativa já responde por 3,59% do PIB do Brasil. Segundo dados atuais do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, da Agência Nacional De Cinema  (Ancine/OCA), Betim, atualmente, conta com 14 salas de exibição e 7 produtoras audiovisuais independentes registradas.

O movimento da Mostra reflete o cenário histórico do cinema brasileiro. A programação é estruturada para alinhar o setor aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estimulando pautas cruciais como cidadania, prosperidade e geração de renda. 

Em 2024, o setor do audiovisual movimentou mais de R$70,2 bilhõesgerou mais de 608 mil empregos, e representou 0,7% do PIB nacional, de acordo com um estudo da Oxford Economics, lançado no último dia 6 de outubro. A data recente, também marcou o lançamento oficial da Federação da Indústria e Comércio Audiovisual (FICA), durante o RioMarket, principal evento de negócios do setor na América Latina. Diante deste cenário, a pergunta que nos move não é se Betim deve participar ativamente deste ecossistema, mas como fazer isso de forma planejada, inovadora e sustentável.

“Estamos dialogando e convidando os diferentes setores da sociedade de Betim para fazerem parte das discussões sobre o tema, neste momento importante que vive a indústria criativa no Brasil, bem como criando oportunidades de pessoas, irem à sala de cinema para assistirem filmes brasileiros incríveis, algumas pela primeira vez, assim formando público, bem como profissionais, por meio das oficinas, que permeiam os eixos criação, produção e difusão. O seminário é importante, porque aproxima o primeiro, segundo e terceiro setor para tratar de um assunto que é interesse de todos ", afirma Elizabete Martins Campos, idealizadora da Mostra de Cinema de Betim e fundadora da It Filmes.

"A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é patrocinada pela Lei Rouanet - Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, pelo Grupo Sada. Apoio Cultural Cineart, Prefeitura de Betim, Monte Carmo Shopping, Studio Cerri. Realização IT Filmes, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Governo Federal."

Cartaz 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM an

PROGRAMAÇÃO 

2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM

de 29 de outubro à 30 de novembro de 2025

Gratuita 

Em diferentes pontos da cidade de Betim (MG).

29, 30 e 31 de outubro  

OFICINAS AUDIOVISUAIS 

PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PARA AUDIOVISUAL

Professor: Luiz Guimarães

Local: Espaço Mostra Betim - Monte Carmo Shopping 

Horário: 19h às 21h 

************************************************************************************************

29, 30 e 31 de outubro

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO DOCUMENTÁRIO 

Professor: Fred Tonucci

Local: It Filmes e Organização Caminhar Com Igualdade - Laranjeiras - Betim

Horário: 14h às 16h

***************************************************************************

04, 05 e 06 de novembro 

OFICINA DE JOGOS ELETRÔNICOS  

Professor: Lucas Gonçalves

Local: Programa Árvore da Vida - Associação Voluntários para o Serviço Internacional - Jardim Teresópolis - Betim

Horário: 14h às 16h

***************************************************************************

04, 05, 06 de novembro

OFICINA DE ANIMAÇÃO PARA INICIANTES  

Professora: Bianca Rodrigues 

Local: Escola Municipal Raul Saraiva - Centro - Betim

Horário: 7h às 9h

***************************************************************************

06 e 07 de novembro

OFICINA DE ROTEIRO PARA INICIANTES: DA IDEIA AO ROTEIRO 

Professor: Sávio Leite

Local: Escola Estadual João Guimarães Rosa - Icaivera - Betim

Horário: 19h às 22h

***************************************************************************

11 e 12 de novembro

OFICINA DE DIREÇÃO FOTOGRÁFICA PARA INICIANTES

Professor: Ciro Thielmann

Local: Studio Cerri - Filadélfia - Betim

Horário: 17h às 20h

***************************************************************************

13 e 14 de novembro

OFICINA INTRODUTÓRIA DE SOM PARA O AUDIOVISUAL

Professor: Pablo Lamar

Local: Ramacrisna - Santo Afonso - Betim

Horário: 13h às 16h

***************************************************************************

25 de Novembro

Abertura Oficial da Mostra: Seminário "Betim Indústria Criativa"

Local: Espaço Mostra Betim - Monte Carmo Shopping

17h30 - Início das atividades culturais

19h Abertura do seminário

 

***************************************************************************

25 a 30 de novembro

MOSTRA DE FILMES

Os filmes que comporão a Mostra Nacional e a Mostra local estão sendo selecionados pela curadoria da Mostra. A programação completa de filmes será divulgada em novembro.

Local: Sala de Cinema Cineart - Monte Carmo Shopping - Betim

***************************************************************************

26,27 e 28 de novembro

OFICINA DE DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA PARA INICIANTES

Professora: Joana Oliveira 

Local: Espaço Mostra Betim - Monte Carmo Shopping - Betim

Horário: 17h às 19h

***********************************************************************************************

28 de novembro

OFICINA DE INTRODUÇÃO À DIFUSÃO - DIVULGAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO: 

Professor: Daniel Queiroz

Local: Espaço Mostra Betim - Monte Carmo Shopping - Betim

Horário: 16h às 19h

************************************************************************************************

29 de novembro

OFICINA DE INTRODUÇÃO A PÓS-PRODUÇÃO: 

Professora: Lorena Ortiz 

Local: Espaço Mostra Betim - Monte Carmo Shopping - Betim

Horário: 9h às 12h / 14h às 17h

************************************************************************************************

SERVIÇO: 

2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM

Oficinas abertas para inscrições. 

Vagas Limitadas.

Inscrições: www.mostrabetim.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

Atti Comunicação - (11) 3729 1455 | (11) 3729-1456

Eliz Ferreira| [email protected] | (11) 99110.2442

Valéria Blanco| [email protected] | (11) 99105.0441

IT Filmes - Realizadora

https://itfilmes.com.br/

Email: [email protected]