Variedades
Indonésia reafirma permanência no BRICS apesar de pressões dos EUA
Jacarta não pretende deixar o BRICS mesmo diante das ameaças tarifárias feitas pela Casa Branca, chefiada por Donald Trump.
O presidente indonésio, Prabowo Subianto, ratificou a permanência no agrupamento, considerada estratégica para os interesses econômicos e geopolíticos do país, e o governo não está disposto a ceder a pressões externas que comprometam sua autonomia. Subianto deu a declaração em um momento de crescente tensão entre Washington e países que buscam maior protagonismo no cenário multipolar. Qual é o papel atual da Indonésia no grupo? Como o governo avalia a relação com os EUA após essas ameaças?
Para comentar o tema, Marcelo Castilho convida Gabriela Veloso, jornalista, mestranda em relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisadora de Sudeste Asiático e Oceania no Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC), da Escola de Guerra Naval (EGN); e Matheus Bruno Pereira, mestre em economia política internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador de Sudeste Asiático no NAC e assistente para assuntos de política, economia e diplomacia na Embaixada Real da Tailândia. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas