Variedades
Influenciador é ameaçado por família de Fofão após se fantasiar do personagem
O influenciador Vittor Fernando publicou um vídeo no Instagram nesta terça-feira, 21, afirmando ter recebido ameaças de processo pela família de Orival Pessini, criador de Fofão, após se vestir como o personagem para uma festa de Halloween. A fantasia foi usada durante o Baile de Halloween da Sephora, evento promovido anualmente pela marca com influenciadores.
O Estadão entrou em contato com Alvaro Gomes, responsável pelos direitos autorais de Fofão, que negou que tenha havido ameaças contra o influenciador. "O que houve foi um e-mail encaminhado para a agência que o representa solicitando a retirada dos vídeos para evitar problemas, pois o Fofão dele nos vídeos fez coisas que não combinam com o nosso personagem. Ele fez um personagem de terror... Fumava, bebia, tirou a máscara, quebrando a magia do personagem, e outras 'baixarias'", esclareceu.
No vídeo, Vittor falou sobre a decisão de ter apagado todo o conteúdo que criou com a fantasia do personagem. Ele ainda negou ter obtido lucro e afirmou ter declinado propostas de marcas para fazer publicidade com as postagens.
O influenciador disse que tinha a intenção de homenagear "um personagem icônico brasileiro". "Eu poderia me fantasiar para 'curtir' e me divertir, como qualquer outra pessoa pode se fantasiar de qualquer personagem. ... Eu não tinha a intenção de ganhar dinheiro 'em cima' desse personagem", comentou.
Ele afirmou que começou a receber mensagens da família de Orival no dia em que publicou o vídeo mostrando a fantasia. Os empresários do influenciador e os profissionais que desenvolveram a roupa também receberam mensagens do mesmo teor.
"Eu poderia simplesmente dizer: 'Não vou apagar, porque não cometi nenhum crime'", disse. "Eu seria processado e não necessariamente eu perderia esse processo, mas eu quero ter que ficar me desgastando com isso? Não. Foi só uma fantasia de Halloween e eu preferi apagar tudo e encerrar esse assunto."
Orival Pessini, criador do Fofão, morreu em 2016 aos 72 anos. O personagem foi criado para o programa Balão Mágico, da TV Globo, e se tornou o ícone infantil mais popular dos anos 1980.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas