Variedades

Talento baiano em destaque: filme de Orlando Senna chega à Europa

24/09/2025
Talento baiano em destaque: filme de Orlando Senna chega à Europa
A distribuidora baiana Borboletas Filmes (@borboletasfilmes.) ultrapassa fronteiras, atravessa o Atlântico e inicia o seu primeiro circuito internacional com a exibição do longa-metragem “Longe do Paraíso” em Portugal. O filme, dirigido pelo consagrado cineasta baiano Orlando Senna, entra em cartaz no Cineplace  Nova Arcada, na cidade de Braga, a partir do dia 26 de setembro.

Com produção realizada na Chapada Diamantina e em Salvador, o filme foi lançado no Brasil em 2020 e seguiu em circulação por salas e festivais no país.  Com a estreia internacional, a Borboletas Filmes, responsável pela distribuição, reafirma sua missão em difundir a produção nacional e fortalecer a presença do audiovisual baiano em novos territórios.

Conflitos de terra e dilemas humanos

Na trama, Kim (Ícaro Bittencourt) é um pistoleiro contratado por latifundiários que precisa escolher entre a própria sobrevivência e a vida de sua irmã Bel (Emanuelle Araújo), líder da luta pela reforma agrária na Bahia. A narrativa reinterpreta o mito bíblico de Caim e Abel sob a perspectiva dos conflitos agrários brasileiros, em uma estética que dialoga tanto com o faroeste nordestino quanto com o cinema político.

“Longe do Paraíso” já conquistou o público em festivais nacionais e internacionais, recebendo o prêmio de Melhor Longa-Metragem (júri popular) no 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de circular em Havana, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia.

Sobre o diretor

Baiano de Lençóis, Orlando Senna é um dos nomes mais importantes do cinema latino-americano. Foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo e construiu uma carreira marcada por obras de forte engajamento político e social, como Iracema – Uma Transa Amazônica (1974), considerado um marco no cinema brasileiro. 

Além de cineasta, Senna atuou como roteirista, produtor e gestor cultural, ocupando cargos estratégicos como a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a direção da TV Brasil. Em “Longe do Paraíso”, o diretor reafirma sua visão crítica e poética sobre temas urgentes do Brasil, como a violência no campo, os conflitos de terra e a desigualdade social.

SERVIÇO:
Longa “Longe do Paraíso” em Cartaz em Portugal 
A partir de 26 de setembro 
Cineplace Nova Arcada, Braga/Portugal
Classificação indicativa: 14 anos