Variedades

“Xote Destino” reforça ligação de Mariana Aydar com a música nordestina

Novo single da artista paulistana chega às plataformas nesta quinta (26) e celebra o forró com pegada contemporânea

Redação com agências 30/06/2025
“Xote Destino” reforça ligação de Mariana Aydar com a música nordestina
Foto: Flora Negri

Após conquistar o Latin GRAMMY 2025 com o álbum “Mariana e Mestrinho”, a cantora e compositora Mariana Aydar segue sua jornada dedicada ao forró com o lançamento do single “Xote Destino”, que chega às plataformas de streaming nesta quinta-feira (26), às 21h.


A canção, assinada por Barro e Indy, revisita memórias e afetos pessoais da artista, como a história real da boneca que recebeu das mãos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, quando ainda tinha oito anos. “Aos poucos, aquele presente singelo ganhou força simbólica”, revela Mariana. “Guardado como um amuleto, parecia conter dentro de si todo o universo da música nordestina”, completa.


O trecho da canção dá pistas dessa narrativa sensível:
“E todo destino é só seu / Foi um presente que ele me deu / A boneca de criança / O gosto da zabumba”.


Misturando tradição e inovação, “Xote Destino” funde elementos do pop contemporâneo — como sintetizadores e guitarras — ao trio clássico do forró: sanfona, zabumba e triângulo. A produção musical é assinada por Barro e Guilherme Assis, dupla pernambucana que também destaca a originalidade do trabalho: “Mariana tem uma habilidade única de reinventar o forró com frescor, sem perder a essência. Ela traz uma interpretação doce e potente, misturando xote romântico com arranjos pulsantes e dançantes”, apontam.


O novo single vem logo após “Foi no São João”, gravado ao lado de Felipe Toca, e integra um ciclo de lançamentos que reafirmam a paixão de Mariana Aydar pela música nordestina — uma conexão que só cresce ao longo dos anos.


A cantora já anunciou que “Xote Destino” será incluída em seus shows atuais, que assumem diferentes formatos. Nesta sexta-feira (27), ela se apresenta no Sesc Bauru (SP), em formato trio, repetindo o modelo no domingo (29), no Bar Brahma, em São Paulo. No sábado (28), será a vez de Campinas, onde ela divide palco com a Orquestra Carlos Prazeres, na Concha Acústica da cidade.


Ouça “Xote Destino”: https://orcd.co/xotedestino