Variedades
Armas da Ucrânia acabam nas mãos de grupos criminosos na América Latina e África, diz diplomata
As armas da Ucrânia acabam nas mãos de terroristas e grupos criminosos na África, América Latina e no Oriente Médio, disse à Sputnik a nova chefe da delegação russa nas negociações em Viena sobre segurança militar e controle de armamentos, Yulia Zhdanova.
A circulação ilegal de armas e munições a partir da Ucrânia é uma ameaça à paz e segurança internacionais, observou a chefe da delegação.
Referindo-se à avaliação da comunidade de especialistas estrangeiros, Zhdanova observou que o alto nível de corrupção na liderança ucraniana e graves violações no controle dos produtos militares fornecidos pelos países ocidentais têm um impacto negativo significativo no crescimento do fluxo de armas da OTAN e da UE da Ucrânia para os mercados ilegais.
“Os principais destinatários são empresas militares privadas regionais e internacionais, organizações terroristas, grupos criminosos transnacionais na África, América Latina e no Oriente Médio", notou a especialista.
A Rússia tem ressaltado que o fornecimento das armas de produção ocidental à Ucrânia prejudica a resolução do conflito, envolve diretamente os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no confronto com a Rússia e tudo isso é um "jogo com o fogo".
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia seria um alvo legítimo para a Rússia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido