Variedades
O rock de Raul Seixas ainda ecoa pelo Brasil
Levantamento do Ecad aponta mais de 300 obras e 400 gravações cadastradas do artista
No dia 28 de junho, o cantor e compositor Raul Seixas completaria 80 anos. O artista deixou um legado de 324 obras musicais e 409 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música no Brasil. As obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
A música “Cowboy fora-da-lei”, composta em parceria com Cláudio Roberto, lidera o ranking das mais executadas no último ano. Já o maior destaque entre as regravações é “Medo da chuva”, parceria com Paulo Coelho, que aparece com 72 fonogramas cadastrados.
No país, o Ecad é a instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais sempre que existe utilização pública de músicas em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva. Com isso, a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.
Ranking das músicas de autoria de Raul Seixas mais tocadas no Brasil no último ano nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina)
Posição
Música
Autores
1
Cowboy fora-da-lei
Cláudio Roberto / Raul Seixas
2
Se ainda existe amor
Raul Seixas / Mauro Motta
3
Maluco beleza
Cláudio Roberto / Raul Seixas
4
Metamorfose ambulante
Raul Seixas
5
Gita
Raul Seixas / Paulo Coelho
6
Tente outra vez
Raul Seixas / Paulo Coelho / Marcelo Motta
7
Medo da chuva
Raul Seixas / Paulo Coelho
8
Ainda queima a esperança
Raul Seixas / Mauro Motta
9
O dia em que a Terra parou
Cláudio Roberto / Raul Seixas
10
Eu nasci há dez mil anos atrás
Raul Seixas / Paulo Coelho
Top 5 das músicas de autoria de Raul Seixas mais gravadas
Posição
Música
Autores
1
Medo da chuva
Raul Seixas / Paulo Coelho
2
Se ainda existe amor
Raul Seixas / Mauro Motta
3
Maluco beleza
Cláudio Roberto / Raul Seixas
4
Metamorfose ambulante
Raul Seixas
5
Gita
Raul Seixas / Paulo Coelho
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido