Variedades
Alfred Brendel, um dos pianistas mais talentosos do mundo, morre aos 94 anos
O pianista e compositor Alfred Brendel morreu nesta terça-feira, 17, em Londres. A informação foi divulgada por um porta-voz de Brendel, que acrescentou que o músico nascido em Wiesenberg, no norte da Morávia, atual República Tcheca, "será lembrado e celebrado com profunda gratidão por sua família - sua parceira Maria Majno, Irene Brendel, seus filhos, Doris, Adrian, Sophie e Katharina, e seus quatro netos".
Brendel se interessou pela música ainda criança. Autodidata em um primeiro momento, foi estudar no Conservatório de Graz, na Áustria. Posteriormente, em Lucerna, na Suíça, teve aulas com o maestro suíço Edwin Fischer, pelo qual foi diretamente influenciado. Brendel costumava dizer que Fischer o ensinou a tocar com paixão dentro dos limites do classicismo, movimento da música clássica que buscava uma música mais leve a acessível.
Considerado pela maioria dos críticos como um dos principais intérpretes das obras de Beethoven, Brendel fez sua estreia pública em Graz em 1948, aos 17 anos, quando ganhou o prêmio Concorso Busoni na Itália. Concentrou sua atividade, sobretudo, nas obras de seus compositores clássicos e se tornou um especialista em Liszt, compositor austríaco.
Em seus últimos anos, problemas físicos, sobretudo nas costas, o impediam de se dedicar a performances que exigiam maior dedicação. Brendel, conhecido por sua intensidade emocional, contornou a limitação apresentando suas sonatas favoritas e obras de Bach e Schumann.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos