Variedades
'A maior responsável pela derrota das forças do Eixo foi a URSS', observa historiador (VÍDEO)

À Sputnik Brasil, o historiador João Cláudio Pitillo destaca o sacrifício do povo soviético na luta contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.
O dia 9 de maio marca a data da vitória do Exército Vermelho, da União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A celebração é considerada a principal do calendário russo e, em 2025, completa 80 anos.
O historiador João Cláudio Pitillo enfatiza a importância da data e afirma que ela "precisa ficar marcada para as gerações futuras".
"No dia 9 de maio de 1945, as forças soviéticas conseguem finalmente derrotar a Alemanha nazista e o Terceiro Reich chega ao seu fim. O Terceiro Reich, planejado por [Adolf] Hitler para durar mil anos, felizmente não durou tudo isso, graças ao esforço da União Soviética", afirma.
Pitillo frisa que a URSS lutou boa parte da guerra praticamente sozinha, esteve muitas vezes perto do colapso e teve sua capital quase cercada, e a cidade de Leningrado, a segunda mais importante do país, sob cerco de quase 900 dias.
"Então saudar o dia 9 de maio é necessário para que a gente tenha, sempre com muito rigor, a verdade histórica. A maior responsável pela derrota das forças do Eixo foi a URSS. É muito importante que a gente tenha isso em conta pelo sacrifício do povo soviético", afirma o historiador.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B