Variedades
Globo nega fraude em votação do 'BBB 25' após denúncias de uso de bots
A TV Globo se manifestou após a repercussão de suspeitas de fraude na votação do Big Brother Brasil 25, levantadas por fãs do programa nas redes sociais. Em comunicado enviado ao Estadão, a emissora negou irregularidades.
Segundo a colunista, a eliminação de Aline Patriarca com 51,43% dos votos em um paredão que teria registrado 200 milhões de interações gerou desconfiança entre internautas. Vídeos divulgados por perfis no X (antigo Twitter) sugerem o uso de aplicativos automatizados - como um programa chamado "Auto BBB", supostamente compartilhado via Telegram por apoiadores de Renata - para aumentar artificialmente os votos.
A Globo negou qualquer problema no sistema de votação. Em nota, a emissora afirmou que "não há qualquer indício de que votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude impactem as votações de paredão do BBB".
A empresa acrescentou que realiza "investimentos constantes" em suas plataformas e que conta com uma equipe especializada em segurança cibernética. A plataforma de votação, segundo o comunicado, tem a segurança certificada por uma auditoria externa independente.
Ainda de acordo com a nota, a Globo afirma monitorar permanentemente as curvas de votação com o auxílio de algoritmos e ferramentas de inteligência artificial. "Utilizamos diferentes mecanismos para garantir a segurança da votação, dentre eles, o captcha. Além dele, há outras camadas de segurança no nosso sistema, que inclusive se apoiam em recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, capazes de rapidamente identificar um robô e neutralizá-lo", diz o texto.
Veja a nota na íntegra:
"Fazemos investimentos constantes em nossas plataformas e podemos assegurar que não há qualquer indício de que votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude impactem as votações de paredão do BBB. Contamos com uma equipe altamente especializada em segurança cibernética e nossa plataforma de votação tem sua segurança certificada por uma auditoria externa independente. Monitoramos constantemente as curvas de votação para identificar e mitigar quaisquer riscos de interferência no sistema, através de algoritmos que acompanham o processo de votação permanentemente, a fim de rastrear comportamentos não-humanos. Utilizamos diferentes mecanismos para garantir a segurança da votação, dentre eles, o captcha. Além dele, há outras camadas de segurança no nosso sistema, que inclusive se apoiam em recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, capazes de rapidamente identificar um robô e neutralizá-lo."
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha