Variedades
Aline Campos conta sobre cirurgia para remoção de lesão pré-cancerígena causada por HPV
A atriz Aline Campos gravou um vídeo nesta sexta-feira, 7, relatando ter passado por uma cirurgia para remoção de uma lesão pré-cancerígena no útero. Segundo ela, a lesão foi causada pelo Papilomavírus Humano (HPV).
Aline fez a publicação para alertar outras mulheres sobre a prevenção do câncer de colo do útero. Ela lembrou ser essencial fazer exames a cada 6 meses, usar preservativo e tomar a vacina contra o HPV. "Se eu tivesse me atentado a essa prevenção antes, talvez eu não precisaria passar por essa cirurgia", disse.
A atriz também citou o fato de que 80% das mulheres sexualmente ativas vão ter contato com o vírus em algum momento da vida. "Muitas nem imaginam que estão infectadas, porque, na maioria das vezes, ele não apresenta sintomas, como foi comigo", afirmou.
Incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014, a vacina que protege contra o HPV é aplicada mesmo antes da adolescência, porque é mais favorável que a imunização seja feita antes do início da vida sexual. A imunização é prevista para a faixa etária de 9 a 14 anos, independentemente do sexo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil