Variedades

Fernanda Montenegro se emociona com plateia cheia: 'Ainda mais quando se chega a certa idade'

Atriz, de 94 anos, está em cartaz no Rio de Janeiro com uma leitura da obra de Simone de Beauvoir

Agência O Globo - EXTRA 18/03/2024
Fernanda Montenegro se emociona com plateia cheia: 'Ainda mais quando se chega a certa idade'
Fernanda Montenegro se emociona com plateia cheia: 'Ainda mais quando se chega a certa idade' - Foto: Reprodução / internet

Os ingressos para assistir Fernanda Montenegro no teatro lendo Simone de Beauvoir estão esgotados faz tempo. Ainda assim, a artista, de 94 anos, tem se surpreendido ao ver a plateia do Teatro Prio, no Jockey Club, na Zona Sul do Rio, lotada todas as noites. No último sábado, dia 16, a atriz se emocionou e se inspirou a fazer um discurso, o que ela garante não ser habitual.

— Muito obrigada pela presença de todos, ainda mais quando a gente chega a certa idade... Mesmo com todas as crises, o socorro para a cultura ainda seja preparado, eu agradeço muito as plateias cheias. Seres humanos que têm coragem de sair de casa — começou Fernanda, na sessão em que o EXTRA esteve presente.

A fala arrancou risada dos ouvintes e a veterana continuou:

— Sim, seres humanos que pegam condução, esperam começar, entram na fila... É de uma humanidade tão arcaica, de onde viemos, das tribos primitivas, hábito de milhares de anos. Estou emocionada, porque temos aqui uma tribo que quer se encontrar. Isso é de uma humanidade. Fiz esse discurso porque realmente me emocionei com isso, um grande obrigado.

Os olhos da artista ficaram marejados e a voz forte e empostada quase ficou embargada pelas lágrimas. Por isso, Fernanda pediu a equipe técnica que fechasse as cortinas rapidamente, o que a fez ser ainda mais aplaudida pelos presentes.

No espetáculo, Fernanda Montenegro faz uma leitura dramática da obra "A cerimônia do adeus", da filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). A escolha do texto se deu pela visão libertária da autora sobre o feminismo para a época, assim como traz detalhes da vida privada da escritora, como a relação dela com o filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980), de quem foi companheira.

— Para a minha geração, ler Simone de Beauvoir Significou abrir o mundo para uma visão orgânica da condição “de ser mulher”. De onde viemos, como estamos e para onde devemos ir — disse Fernanda, ao EXTRA, no início do mês, na divulgação do espetáculo.

‘Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir’. Teatro Prio, Jockey. Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - Leblon. Sex e sáb, às 20h. Dom, às 19h. R$ 120. 12 anos. Estreia sexta, dia 8. Até 31 de março.