Variedades
Fernanda Montenegro se emociona com plateia cheia: 'Ainda mais quando se chega a certa idade'
Atriz, de 94 anos, está em cartaz no Rio de Janeiro com uma leitura da obra de Simone de Beauvoir
Os ingressos para assistir Fernanda Montenegro no teatro lendo Simone de Beauvoir estão esgotados faz tempo. Ainda assim, a artista, de 94 anos, tem se surpreendido ao ver a plateia do Teatro Prio, no Jockey Club, na Zona Sul do Rio, lotada todas as noites. No último sábado, dia 16, a atriz se emocionou e se inspirou a fazer um discurso, o que ela garante não ser habitual.
— Muito obrigada pela presença de todos, ainda mais quando a gente chega a certa idade... Mesmo com todas as crises, o socorro para a cultura ainda seja preparado, eu agradeço muito as plateias cheias. Seres humanos que têm coragem de sair de casa — começou Fernanda, na sessão em que o EXTRA esteve presente.
A fala arrancou risada dos ouvintes e a veterana continuou:
— Sim, seres humanos que pegam condução, esperam começar, entram na fila... É de uma humanidade tão arcaica, de onde viemos, das tribos primitivas, hábito de milhares de anos. Estou emocionada, porque temos aqui uma tribo que quer se encontrar. Isso é de uma humanidade. Fiz esse discurso porque realmente me emocionei com isso, um grande obrigado.
Os olhos da artista ficaram marejados e a voz forte e empostada quase ficou embargada pelas lágrimas. Por isso, Fernanda pediu a equipe técnica que fechasse as cortinas rapidamente, o que a fez ser ainda mais aplaudida pelos presentes.
No espetáculo, Fernanda Montenegro faz uma leitura dramática da obra "A cerimônia do adeus", da filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). A escolha do texto se deu pela visão libertária da autora sobre o feminismo para a época, assim como traz detalhes da vida privada da escritora, como a relação dela com o filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980), de quem foi companheira.
— Para a minha geração, ler Simone de Beauvoir Significou abrir o mundo para uma visão orgânica da condição “de ser mulher”. De onde viemos, como estamos e para onde devemos ir — disse Fernanda, ao EXTRA, no início do mês, na divulgação do espetáculo.
‘Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir’. Teatro Prio, Jockey. Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - Leblon. Sex e sáb, às 20h. Dom, às 19h. R$ 120. 12 anos. Estreia sexta, dia 8. Até 31 de março.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo