Variedades
Cordelista alagoano é nomeado patrono da Academia Estudantil de Letras, em São Paulo

Apresentação da peça A saga de Berenice com seu boizinho encantado, do gupo de teatro Máscaras de Guaranésia, cordel da autoria de João Gomes de Sá (Foto: João Gomes de Sá)
O cordelista e xilógrafo alagoano, João Gomes de Sá, será nomeado patrono da Academia Estudantil de Letras nesta terça-feira (29), na cidade de São Paulo (SP). A cerimônia de fundação da Academia vai contar com a presença de escritores, professores e estudantes.
A Academia Estudantil de Letras João Gomes de Sá é um projeto da Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de São Paulo, são mais de 143 academias estudantis espalhadas pelo estado. Para eleger um patrono é realizada uma pesquisa, onde uma personalidade do universo literário se destaca por seus projetos literários e outros movimentos em prol da educação.
“Me sinto honrado com esta homenagem. Apesar de ter vindo para São Paulo cedo, sempre me voltei para Alagoas, escrevendo e contando nossas tradições, nossos folguedos, nossos sotaques, nossa comida”, contou De Sá.
Escritor e produtor cultural, João Gomes de Sá é natural de Água Branca, mas teve sua formação escolar consolidada em Paulo Afonso e Maceió. Formado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, o cordelista foi estagiário do Museu Théo Brandão. “Foi onde conheci mais sobre o universo da literatura de cordel e a arte de fazer xilogravuras e também o trabalho de cordelistas e xilógrafos brasileiros, como o de Ernesto Tavares dos Santos”.
Em 1983, após migrar para São Paulo e se formar em pedagogia, começou a lecionar aulas de Português e Literatura nas escolas paulistas. “Em toda minha trajetória como pedagogo, sempre oportunizei a literatura de cordel em sala de aula. Eu me inspirava no que vivi em Alagoas”, declarou João Gomes de Sá.
O cordelista alagoano participou do bicentenário de Alagoas, sendo um dos três xilogravadores na mostra realizada no IPHAN, foi também o criador do primeiro Centro Acadêmico de Letras da UFAL, se destacando também no teatro, na poesia e nos movimentos em prol da educação.
Serviço
Cerimônia de Fundação da Academia Estudantil de Letras João Gomes de Sá
Local: Rua Elvira Garreli Wafae, 355 – Vila São José
Data: 29/10/2019
Horário: 18:30
Entrada gratuita
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo