Variedades
Morre aos 86 anos o cartunista argentino Guillermo Mordillo
O cartunista argentino Guillermo Mordillo morreu aos 86 anos na noite deste sábado, 29, em Mallorca, na Espanha, onde tinha uma residência. O artista de renome internacional ainda estava ativo, publicando seus cartuns humorísticos, sofreu uma indisposição enquanto jantava com sua família na cidade de Palma Nova, na Baía de Palma.
Nascido na Villa Pueyredón, bairro humilde de Buenos Aires, Mordillo começou a desenhar ainda na infância e se mudou para o Peru aos 23 anos, após se formar como ilustrador. Lá permaneceu por cinco anos, antes de desembarcar em Nova York e trabalhar no filme de animação do personagem infantil Popeye, produzido pela Paramount. Foi, porém, durante sua estadia em Paris que ele despontou para o mundo nos anos 1970.
No Brasil, seus cartuns humorísticos chegaram a ser animados e exibidos pela TV Globo. Uma das principais características de suas sátiras era a quase completa ausência de balões de fala, que ele explicava pelo fato de não dominar fluentemente o idioma francês quando começou a produzi-los em Paris.
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo