RJ em Foco
Prefeitura entrega 54 ônibus e inaugura garagem pública do Sistema RIO em Campo Grande
Novos veículos começam a circular neste domingo; nova etapa da concessão prevê mais mil ônibus para transformar o transporte na Zona Oeste
A transformação prometida pela Prefeitura do Rio para o transporte coletivo da Zona Oeste ganhou, neste sábado, mais uma etapa. Em Campo Grande, foram entregues 54 novos ônibus que começam a circular neste domingo (30), além da primeira garagem pública do Sistema RIO, a nova rede de transporte coletivo municipal. A estrutura, instalada na Estrada do Campinho, tem 56 mil metros quadrados e capacidade para receber até 380 veículos.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Cavaliere, que classificou a inauguração da garagem como simbólica para a implantação do novo modelo de transporte na região. Segundo ele, a renovação da frota será ampliada para toda a Zona Oeste.
— É muito simbólica a entrega dessa garagem pública para fazer a manutenção e a operação dos novos ônibus da Zona Oeste. Na primeira semana dos novos ônibus entregues em Santa Cruz, no último domingo, mais que dobrou o número de passageiros. Hoje estamos entregando 54 ônibus em Campo Grande. A renovação da frota na Zona Oeste será total. Vamos fazer a mesma revolução do BRT nos ônibus dessa cidade — declarou Cavaliere.
A entrega ocorre seis dias depois da chegada dos primeiros 115 veículos do Sistema RIO a Santa Cruz. Com os novos ônibus de Campo Grande, Santa Cruz e Campo Grande receberam, juntas, 169 veículos em agosto, marcando o início da operação do novo modelo de concessão do transporte municipal.
Os novos ônibus de Campo Grande têm identidade visual predominantemente laranja e incluem modelos midi e miniônibus. A frota conta com ar-condicionado, tomadas USB, painéis eletrônicos, GPS, telemetria e Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), que permitem à Prefeitura acompanhar a operação em tempo real, além de monitorar as viagens e os indicadores de qualidade previstos no contrato.
— Com a entrega de hoje, completamos a frota de entrada da primeira etapa da licitação. Até dezembro, serão mais 147 ônibus, totalizando 316. E já demos início à segunda etapa, que prevê a contratação de mais mil ônibus para transformar o transporte da Zona Oeste, onde o serviço era de pior qualidade — afirmou o secretário municipal de Transportes, Jorge Arraes.
Com a chegada dos veículos, sete linhas passam a integrar o Sistema RIO em Campo Grande. Quatro delas são 821 (Campo Grande–Corcundinha, circular), 822 (Campo Grande–Corcundinha, circular), 869 (Campo Grande–Santa Margarida, circular) e 893 (Jardim Palmares–Campo Grande).
Outras três terão alterações de itinerário para ampliar o atendimento. A linha 808, entre Sagrado Coração e Campo Grande, passará a fazer o trajeto Sagrado Coração, em Paciência, até Campo Grande, passando pelo West Shopping, Estrada do Tingui e Avenida Brasil.
A linha 841, que liga Vilar Carioca a Campo Grande, será estendida em um quilômetro no Vilar Carioca, até o Ciep 432 Alberto Cavalcanti. Já a linha 833, entre o Conjunto Manguariba e Campo Grande, passará a atender também a região do Conjunto Campinho, por meio da Rua Frei Timóteo.
A primeira garagem pública do Sistema RIO foi inaugurada na Estrada do Campinho, número 8.500. A estrutura atende aos lotes da primeira licitação do novo sistema e poderá receber uma frota de até 380 veículos urbanos equipados com motores de tecnologia Euro VI.
Apesar de ser chamada de garagem pública, a construção e a manutenção da estrutura são responsabilidade do operador, conforme previsto no contrato de concessão.
O espaço possui áreas destinadas à lavagem automática, abastecimento e manutenção dos veículos, além de locais de apoio para equipes administrativas e motoristas. O pátio de estacionamento tem iluminação para permitir a operação durante a noite. O acesso de funcionários e veículos é controlado por guarita.
A Prefeitura também avançou nesta sexta-feira (28) na segunda etapa do Sistema RIO. Em licitação realizada na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM), no Centro, foram definidas as empresas vencedoras de três lotes do novo modelo de concessão do transporte municipal por ônibus.
Com a nova etapa, a frota responsável pelo atendimento de Guaratiba, Santa Cruz, Campo Grande e Bangu passará de 654 para 1.006 veículos — um aumento de 54%.
A implantação do novo modelo começou pela Zona Oeste, região que historicamente enfrenta dificuldades na operação dos ônibus municipais. A proposta prevê renovação gradual da frota, ampliação da oferta, monitoramento permanente e uso de tecnologias já empregadas no sistema BRT.
Os contratos de concessão das regiões de Santa Cruz e Campo Grande foram assinados em março deste ano. Nessas duas áreas, a frota deverá passar de 104 para 316 ônibus, com a incorporação dos novos veículos prevista até o fim de 2026.
A renovação da frota municipal começou antes mesmo da entrada em operação da nova concessão. Desde então, mais de 350 ônibus zero quilômetro foram incorporados ao sistema, todos equipados com ar-condicionado e com a identidade visual do Sistema RIO.
O processo começou em dezembro de 2025, com a entrada em circulação dos primeiros 100 ônibus em 20 bairros da Zona Oeste. Em abril deste ano, outros 112 veículos passaram a operar em áreas como Barra da Tijuca, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Paciência, Bangu e Realengo.
Em 24 de maio, mais 100 ônibus reforçaram a operação de linhas da Zona Oeste. Em 7 de junho, outros 40 veículos começaram a circular em Vila Isabel e bairros do entorno, permitindo a retomada gradual de linhas importantes e ampliando a renovação da frota para outras regiões da cidade.
Além do ar-condicionado e das tomadas USB, os novos ônibus têm sistemas voltados à acessibilidade, ao conforto e à segurança. Os veículos contam com sistema de som com alto-falantes e microfone para comunicação com os passageiros, painéis eletrônicos com informações sobre a viagem, aviso sonoro automático das próximas paradas e botão de emergência para situações de pânico ou assédio.
Os ônibus básicos têm piso baixo, motor traseiro, três portas e rampa de acessibilidade. A configuração facilita o embarque e busca ampliar a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Toda a frota segue as normas de acessibilidade e utiliza motores Euro VI, tecnologia que reduz significativamente a emissão de poluentes.
Na área de segurança, os veículos são equipados com câmeras de monitoramento, painel interno para visualização das imagens, bloqueio automático da aceleração quando as portas estão abertas, velocímetro interno e sistemas inteligentes de assistência à condução.
Também foram incorporados os sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que auxiliam na prevenção de acidentes, e DMS (Driver Monitoring System), que identifica sinais de fadiga ou distração do motorista.
A tecnologia de GPS e telemetria, integrada aos Sistemas Inteligentes de Transporte, permite que a Prefeitura acompanhe os ônibus em tempo real e tenha acesso a informações sobre a operação, as viagens e os indicadores de qualidade estabelecidos no novo modelo de concessão.
A mudança também pretende alterar a relação entre o poder público e as empresas responsáveis pela operação. Com o monitoramento em tempo real e os dados produzidos pelos veículos, a Prefeitura passa a ter mais instrumentos para fiscalizar o serviço e acompanhar o cumprimento das obrigações previstas nos contratos.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação