RJ em Foco
Com o Rio em estágio 2, prefeitura se prepara para ventania prevista para esta sexta no estado
Ventania pode alcançar até 90 km/h. Orientações da prefeitura em caso de ventos fortes.
O município do Rio entrou às 18h desta quinta-feira em Estágio 2, devido à previsão de ventania na cidade a partir da manhã desta sexta-feira. A previsão do Sistema Alerta Rio, da prefeitura, indica que a ventania irá de forte (de 52 km/h a 76 km/h) a muito forte (acima de 76 km/h, podendo chegar a 90 km/h). Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de risco de vendavais, prevendo que algumas regiões do estado podem registrar ventos de 60 km/h a 100 km/h.
Blog do Ancelmo:
Violência de agressões
Segundo a prefeitura, o céu estará parcialmente nublado, passando a nublado no período da tarde. Há expectativa de chuva fraca isolada a partir da tarde. O Estágio 2 é o segundo nível de uma escala de cinco e sinaliza o risco de ocorrências de alto impacto na cidade do Rio.
De acordo com o Inmet, estão classificadas como áreas sujeitas à ventania o Sul Fluminense, as Baixadas, o Vale do Paraíba Paulista, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, além do Centro e do Norte do estado do Rio.
Orientações da prefeitura em caso de ventos fortes
Dentro de casa:
Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.
Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, caso alguma janela quebre.
Aparelhos elétricos e o registro de gás devem estar fechados para minimizar riscos em caso de queda de árvore.
Evite deixar objetos que possam cair em locais altos.
Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas.
Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua:
Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas.
Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar.
Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção.
Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes ou escadas.
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras e não jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata.
Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução