RJ em Foco
O que você precisa saber para se proteger da ventania prevista para esta sexta-feira e como ela afetará cada região do RJ
Rajadas podem chegar a 110 km/h em partes do estado nesta sexta-feira. Confira a previsão para cada região, saiba como se proteger, onde receber alertas e quais telefones acionar em caso de emergência
A passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste deve provocar ventos fortes em todo o estado do Rio nesta sexta-feira. Segundo a Climatempo, as rajadas começam a ganhar força ainda pela manhã, mas os momentos de maior intensidade são esperados entre o meio-dia e as 18h. Além da ventania, o calor, a baixa umidade do ar e o risco de incêndios em vegetação exigem atenção redobrada da população.
Como se proteger
As autoridades orientam a população a evitar áreas próximas de árvores, postes, placas, coberturas, andaimes e outras estruturas metálicas durante os períodos de ventania.
Também é recomendado:
- Não estacionar veículos sob árvores;
- Manter portas e janelas fechadas;
- Retirar objetos de varandas, quintais e áreas externas que possam ser levados pelo vento;
- Evitar deslocamentos desnecessários durante as rajadas mais fortes;
- Nunca se aproximar de fios elétricos rompidos ou caídos;
- Acompanhar os avisos emitidos pelos órgãos oficiais.
Moradores podem receber alertas da Defesa Civil por diferentes canais. É possível cadastrar o CEP da residência por SMS, enviando uma mensagem para o número 40199, ou pelo WhatsApp, no número (61) 2034-4611. O órgão também utiliza o sistema Cell Broadcast, que envia mensagens emergenciais automaticamente para celulares compatíveis em áreas de risco, sem necessidade de cadastro.
Telefones de emergência
Em caso de ocorrências relacionadas aos ventos fortes, a população pode acionar:
- Corpo de Bombeiros: 193
- Defesa Civil: 199
- Para problemas no fornecimento de energia elétrica:
- Light: WhatsApp (21) 99981-6059 e telefone 0800-021-0196
- Enel Rio: WhatsApp (21) 99601-9608 e atendimento também pelos canais digitais da concessionária.
As autoridades recomendam que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as orientações da Defesa Civil ao longo do dia, especialmente durante a tarde, quando são esperadas as rajadas mais intensas.
Rio
Na capital e na Região Metropolitana, a previsão é de rajadas entre 71 km/h e 90 km/h, suficientes para provocar queda de árvores, galhos, placas, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. O período mais crítico será durante a tarde.
O calor permanece intenso antes da chegada da frente fria. Na cidade do Rio, a máxima prevista é de 37 °C, enquanto a umidade relativa do ar pode cair para 25% em alguns pontos do estado, aumentando o desconforto e favorecendo a propagação de incêndios em áreas de vegetação.
Costa Verde, Região Serrana e Sul Fluminense
A Costa Verde está entre as regiões com maior potencial para ventos extremos. Em municípios como Angra dos Reis e Paraty, as rajadas podem variar entre 91 km/h e 110 km/h, assim como na Região Serrana e no Sul Fluminense.
Com a combinação entre relevo e ventos mais intensos, há maior risco de queda de árvores, danos em estruturas, destelhamentos e transtornos nas rodovias e na navegação. Em Angra dos Reis, a temperatura máxima prevista é de 30 °C.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3ECONOMIA | AGRONEGÓCIO
Rafael Tenório anuncia novo investimento em Palmeira dos Índios e aposta no potencial do agro da região
-
4TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência