RJ em Foco

Polícia interdita nova clínica de estética usada por mulher acusada de deformar pacientes em São João de Meriti

Espaço funcionava havia cerca de 15 dias sem alvará e sem licenciamento sanitário, segundo a Decon; dona da clínica segue foragida com mandado de prisão

Agência O Globo - 28/07/2026
Polícia interdita nova clínica de estética usada por mulher acusada de deformar pacientes em São João de Meriti
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O novo endereço utilizado por Ana Paula Lima de Souza Mariano , investigado por deformar mulheres após procedimentos estéticos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi interditado nesta terça-feira pela Polícia Civil. A ação foi realizada por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) em conjunto com fiscais da Vigilância Sanitária na Rua Deputado José da Costa França, nº 12, em Vilar dos Teles . Um homem foi preso durante a operação. Ana Paula, dona da unidade, está foragida desde junho deste ano e é alvo de um mandado de prisão preventiva. Ela é acusada de provocar lesões em mulheres que se submeteram a procedimentos de harmonização de glúteos na clínica. A Polícia Civil já contabiliza ao menos 20 vítimas no inquérito.

Segundo a Decon, Ana Paula passou a utilizar o imóvel após a interdição da clínica onde atuava anteriormente, também em Vilar dos Teles. De acordo com os agentes, o estabelecimento funcionaria havia cerca de 15 dias sem alvará de funcionamento e sem licenciamento sanitário, motivo pelo qual também foi interditado.

'Bumbum perfeito'

A investigação aponta que os pacientes procuravam o espaço atraído por promessas de um "bumbum perfeito", mas passaram a relatar complicações graves de saúde. Entre os problemas descritos são dores intensas, infecções, frequência contínua, sofrimento de glúteos, deformidades e sucessivas internações.

A principal linha de investigação é que a clínica tenha utilizado polimetilmetacrilato (PMMA) , substância cujo uso para fins estéticos não é permitido pela Anvisa . Outra possibilidade é a contaminação cruzada durante os procedimentos.

Em maio, a clínica onde Ana Paula atendeu foi interditada durante uma operação da Decon, da 64ª DP (São João de Meriti), da Vigilância Sanitária e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli. Na ocasião, Alessandra Jesus de Oliveira Lago , conhecida na região de Leça, foi presa em flagrante e permanece detida. Segundo o delegado Wellington Vieira , ela atuou como assistente de Ana Paula e aprendeu as técnicas utilizadas nos procedimentos.

Durante a primeira fiscalização, os agentes também apreenderam um carimbo em nome da biomédica Thalyta Ferrari Canedo Nascimento , apontada como responsável técnica da clínica. Em depoimento, ela afirmou que não trabalhou no local e que seu carimbo foi utilizado sem autorização. A Polícia Civil apura se ela tinha participação nas atividades da clínica.

O Ministério Público denunciou Ana Paula e Alessandra por associação criminosa, exercício ilegal da medicina, crime contra a saúde pública, crime contra as relações de consumo e propaganda enganosa. A Justiça também autorizou a perícia das substâncias apreendidas e a quebra do sigilo dos celulares recolhidos durante a investigação.

Nesta segunda-feira, durante a nova operação, os agentes constataram que Ana Paula mencionou a oferta de procedimentos estéticos em outro imóvel, que também foi fechado por apresentar irregularidades administrativas e sanitárias.