RJ em Foco
Rio das Pedras registra nova madrugada de tiroteios em disputa entre milícia e CV
Confrontos pelo controle territorial afetaram 12 linhas de ônibus, fecharam unidades de saúde e suspenderam aulas na região
A madrugada desta sexta-feira foi marcada pelo segundo dia consecutivo de tiroteios em Rio das Pedras, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. Considerada berço da milícia, a comunidade vive uma disputa territorial entre grupos paramilitares e integrantes do Comando Vermelho (CV).
Por causa da insegurança, 12 linhas de ônibus que passam pela Avenida Engenheiro Souza Filho tiveram os itinerários alterados na manhã desta sexta. Segundo a Polícia Militar, o 18º BPM (Jacarepaguá) intensificou o policiamento e atua para estabilizar a região.
Veículos que passavam por Rio das Pedras nas primeiras horas da manhã ficaram retidos, por pelo menos uma hora, na altura do condomínio Jardim Clarice. Relatos apontam que a Avenida Engenheiro Souza Filho chegou a ficar interditada durante o período. Na véspera, um ônibus foi usado como barricada no local.
Linhas de ônibus afetadas:
343 (Jardim Oceânico — Candelária)
SP343 (Rio das Pedras — Candelária)
550 (Cidade de Deus — Gávea)
555 (Rio das Pedras — Gávea)
557 (Rio das Pedras — Copacabana)
861 (Rio das Pedras — Curicica)
862 (Rio das Pedras — Barra da Tijuca)
863 (Rio das Pedras — Barra da Tijuca)
878 (Tanque — Barra da Tijuca)
SV878 (Tanque — Barra da Tijuca)
880 (Rio das Pedras — Terminal Alvorada)
961 (Rio das Pedras — Recreio)
Unidades de saúde e escola fechadas
Além do trânsito, a situação também afetou os serviços de saúde e educação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cinco unidades de atenção primária instaladas na região suspenderam o funcionamento e avaliam a possibilidade de reabertura nas próximas horas.
Outras duas unidades mantiveram o atendimento, mas suspenderam atividades externas, como visitas domiciliares.
A Secretaria Estadual de Educação informou que uma escola estadual localizada na região também precisou ser fechada.
Mais lidas
-
1LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
2INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior
-
5EDUCAÇÃO
Enem 2025: veja as 15 escolas de Alagoas com as maiores médias