RJ em Foco

Piloto morto em acidente de helicóptero no Recreio era músico e compôs canção gravada por Toni Garrido

Charles Marsillac, de 60 anos, voava profissionalmente desde 2007 e se apresentava nas redes sociais como piloto de helicópteros e músico; perfil trazia a frase “Alçando novos voos”

Agência O Globo - 14/06/2026
Piloto morto em acidente de helicóptero no Recreio era músico e compôs canção gravada por Toni Garrido
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Entre as seis vítimas das investigações entre dois helicópteros que correram na manhã deste domingo, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, está o piloto Charles Marsillac , que viajava sozinho. Além da carreira na aviação, ele manteve uma longa relação com a música e se apresentou nas redes sociais como piloto de helicópteros e compositor.

Na biografia do seu perfil no Instagram, Charles destacouva a frase “Alçando novos voos” . Logo abaixo, definia-se como piloto de helicópteros e acrescentava: “Hobby: compositor/músico”. A descrição sintetizava uma trajetória marcada por duas paixões profissionais: a aviação e a música.

Segundo informações divulgadas em sua página no YouTube, Charles Marsillac nasceu no Rio de Janeiro, em 1965, e iniciou sua trajetória musical nos anos 1980, quando integrou a banda Esqueleto. Na mesma época, também foi apresentado em bares ao lado de Toni Garrido, então vocalista da banda Bel.

Anos depois, a parceria resultaria em uma composição gravada nacionalmente. Em 1994, Charles e Toni Garrido se juntaram na música “Minha Irmã” , lançada no álbum “Sobre Todas as Forças” , do Cidade Negra.

Após passar quase uma década em São Paulo e se afastar da música, Charles retornou ao Rio de Janeiro. Nesse período, tocou ao lado de Léo Maia, filho de Tim Maia, com quem dividiu a autoria da canção “História de Amor” , que integrou a trilha sonora de “Malhação” , em 2005.

Ao longo da carreira, Charles também participou da banda Limusine Negra e atuou como guitarrista substituto do Monobloco, realizando apresentações em diversas capitais brasileiras.

Paralelamente à música, construiu carreira na aviação. De acordo com sua biografia, passou a atuar profissionalmente como piloto comercial de executivos em 2007. Mesmo após ingressar na profissão, nunca abandonou a produção musical, que continuou tratando como uma paixão.

Nas redes sociais, Charles compartilhava registros em estúdios de gravação e divulgava trabalhos autorais. Em uma publicação feita há cerca de sete semanas, comemorou o desempenho do single “Eu, Hein” , destacando que a música havia ultrapassado 700 reproduções nas primeiras 24 horas após o lançamento.

O piloto morreu no acidente aéreo que também vitimou o cantor norte-americano Oliver Tree, o DJ e produtor Lucas Frota, Lucas Vignale, Gaspar Prim e o piloto Alexandre Souza. As causas de colisão entre as aeronaves serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).