RJ em Foco
Nova sinalização no Aterro do Flamengo intriga motoristas, ciclistas e pedestres
Sem placas ou explicações oficiais, pintura recém-aplicada na pista da Praia do Flamengo levanta dúvidas sobre sua função
Duas faixas brancas paralelas pintadas recentemente na pista da Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, têm chamado a atenção de motoristas, ciclistas e pedestres que passam pela região. A sinalização delimita um trecho do asfalto próximo ao meio-fio do canteiro central, mas ainda não há indicação oficial sobre sua finalidade.
A ausência de placas ou de qualquer outra orientação no local alimenta dúvidas: seria uma nova ciclovia, uma ciclofaixa, uma área de estacionamento ou algum novo tipo de comunicação visual viária?
Procurada, a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) informou que a questão deveria ser respondida pela Prefeitura do Rio. Até o momento, o município não se manifestou sobre a nova pintura no asfalto.
Trânsito livre para motos
Também na Zona Sul, nas pistas do entorno da Lagoa, na altura do Jardim de Alah, o surgimento recente de novas marcações no asfalto tem explicação mais clara. As pinturas pontilhadas indicam o avanço do projeto de ampliação da faixa preferencial para circulação de motocicletas, anunciado pela prefeitura em maio.
A demarcação de motofaixas, iniciada pela Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, em São Conrado, no sentido Lagoa, já atravessou o Túnel Acústico Rafael Mascarenhas. A previsão é que a sinalização na Rua Mário Ribeiro e nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa seja concluída até o início de julho.
Com as novas demarcações, a Prefeitura do Rio prevê alcançar 74 quilômetros de faixas destinadas a motocicletas até o fim de 2026.
Mais lidas
-
1LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
2INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
3ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
4EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior
-
5EDUCAÇÃO
Enem 2025: veja as 15 escolas de Alagoas com as maiores médias