RJ em Foco

OAB-RJ e Sesc Saúde Mulher prorrogam prazo para exames grátis de mamografia e papanicolau

Unidade móvel já realizou mais de 1.150 atendimentos para detectar cânceres de mama e de colo de útero

Agência O Globo - 08/06/2026
OAB-RJ e Sesc Saúde Mulher prorrogam prazo para exames grátis de mamografia e papanicolau
OAB-RJ - Foto: Reprodução / OAB-RJ

Foi prorrogado até o dia 9 de setembro o prazo para o público feminino realizar os exames de mamografia e preventivo de câncer de colo de útero — papanicolau — na unidade do programa Sesc Saúde Mulher estacionada em frente à sede da Ordem de Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), na Avenida Marechal Câmara 150, no Centro do Rio. O serviço não é exclusivo para advogadas, qualquer mulher poderá ser atendida.

Agente mentia, segundo investigações:

Caso Henry Borel:

Os exames são realizados em dias úteis, das 9h às 17h, e devem ser agendados por meio do link .

Advogadas inscritas na OAB-RJ e adimplentes com a anuidade poderão agendar os exames para qualquer data e horário disponível. Já as advogadas inadimplentes e o público em geral poderão realizar agendamentos apenas para horários disponíveis no dia da solicitação e nos dois dias subsequentes.

A ação começou em março e já contabiliza mais de 1.150 atendimentos voltados à prevenção. Para a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, a adesão demonstra a importância da iniciativa e reforça o compromisso da parceria com a promoção da saúde e do autocuidado:

— Estendemos por mais meses para que mais mulheres possam aproveitar essa oportunidade, principalmente porque essa é a principal forma de identificar cânceres em estágios iniciais.

Público-alvo

Para a mamografia, o atendimento é destinado a mulheres de 40 a 74 anos. Já para o preventivo de câncer de colo de útero, de 25 a 64 anos. As interessadas com idades fora dessas faixas também poderão ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica para justificar a realização do exame.

Orientações para o exame de mamografia

não usar desodorante, talco ou cremes nas mamas e axilas

não estar gestante

caso esteja amamentando, comunicar previamente ao técnico em radiologia

Orientações para o exame de câncer de colo de útero

não estar no período menstrual

nas 48 horas anteriores ao exame: não ter tido relações sexuais, não ter utilizado duchas vaginais, medicamentos, lubrificantes ou espermicidas; e não ter realizado ultrassonografia transvaginal

Para ambos os exames

levar, se possível, os resultados dos últimos exames preventivos realizados; e chegar com dez minutos de antecedência