RJ em Foco
Prefeitura do Rio avalia ampliar teste de fim do pagamento em dinheiro em ônibus
Atualmente, apenas a linha 634, que liga a Ilha do Governador à Tijuca, participa do experimento
Apenas a linha de ônibus 634 (Bananal—Saens Peña) opera atualmente no Rio de Janeiro com pagamento exclusivamente por cartão — Jaé ou Riocard (para beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal) —, sem aceitar dinheiro. A medida está em vigor há duas semanas, após intervenção da empresa pública Mobi-Rio no serviço. Apesar do adiamento da extinção do pagamento em espécie para 28 de junho, a prefeitura estuda ampliar gradualmente o teste para outras linhas, especialmente as que atendem os terminais Deodoro e Gentileza.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Cavaliere durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira. Segundo ele, um estudo foi solicitado à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para viabilizar o teste do fim do pagamento em dinheiro em mais linhas. Novos detalhes devem ser divulgados na próxima semana.
Inicialmente, o fim do pagamento em espécie estava previsto para começar neste sábado, mas foi adiado após decisão judicial. Na quinta-feira, o desembargador José Roberto Portugal Compasso, da 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio, prorrogou a mudança por 30 dias após recurso da Defensoria Pública e do Ministério Público.
O magistrado destacou que a medida pode causar "transtornos significativos para parte dos usuários — ainda que proporcionalmente reduzida, mas não irrelevante", com "risco real de exclusão de vulneráveis, desbancarizados e meramente desavisados e desabituados tecnológicos".
Com a decisão, também foi adiado para 28 de junho o fim da integração dos cartões verdes do Jaé (vendidos avulsamente, sem vínculo ao CPF). Para manter direito às integrações — Bilhete Único Carioca (BUC), Bilhete Único Margaridas (BUM), além das integrações com metrô, BRT (Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho), vans (Vidigal e Rocinha) ou linhas de ônibus específicas —, será necessário utilizar o Jaé preto (vinculado ao CPF) ou pagamento por QR Code via aplicativo do Jaé.
Sem dinheiro, os ônibus do Rio passarão a aceitar outras formas de pagamento. A partir deste sábado, o PIX estará disponível em todos os coletivos, além dos terminais do BRT e trens do VLT. Já o pagamento por cartões de crédito e débito começará a ser implementado em 15 de junho.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'