RJ em Foco
Primeira onda de frio de 2026 deve derrubar temperaturas no Rio no Dia das Mães
Após dias de calor fora do padrão para o outono, frente fria chega no fim de semana com previsão de chuva e máxima de apenas 23°C no domingo
Após um período de calor intenso e atípico para o outono, o Rio de Janeiro se prepara para uma mudança significativa nas condições climáticas no próximo fim de semana. A primeira onda de frio de 2026 está prevista para atingir o estado, trazendo queda nas temperaturas, especialmente no domingo, Dia das Mães, quando uma frente fria avança acompanhada de chuva e céu encoberto.
Antes da chegada do frio, o calor ainda predomina. Conforme informações do Climatempo, a semana será marcada por sol forte e aumento gradual das temperaturas, com as tarifas podendo atingir até 31°C no sábado. Esse aquecimento é impulsionado pelos ventos pré-frontais, que antecedem a frente fria e intensificam a sensação de abafamento.
Uma virada no tempo deve ocorrer entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. Com a entrada do novo sistema frontal, a chuva se espalha ao longo do dia e a máxima prevista despenca para 23°C, em forte contraste com o calor dos dias anteriores.
Semana seguinte terá madrugadas mais frias
Na segunda-feira e nos dias seguintes, a influência da massa de ar frio mantém o tempo instável e as temperaturas mais baixas. As máximas devem ficar próximas de 22°C, enquanto as mínimas podem chegar a 16°C, principalmente nas primeiras horas da manhã, quando a presença de céu mais aberto favorece o resfriamento.
Mesmo com a atuação do El Niño, a passagem dessas frentes frias ainda ocorre, embora com menor intensidade. A influência causada pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial altera a circulação atmosférica e influencia o clima em diferentes regiões.
No Sudeste, esse padrão costuma resultar em invernos menos rigorosos, com menos episódios de frio intenso e períodos prolongados de temperaturas acima da média histórica.
Segundo a Climatempo, a tendência é que o frio perca força a partir de quinta-feira, quando as temperaturas voltam a subir gradualmente no estado.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas