RJ em Foco
Ressaca com ondas de até 3 metros atinge litoral do Rio até terça-feira
Alerta coincide com cidade cheia de turistas para show de Shakira e exige atenção redobrada na orla
A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral do Rio de Janeiro, com previsão de ondas entre 2,5 e 3 metros de altura entre a noite deste domingo e a tarde de terça-feira, dia 5. O aviso ocorre em meio à chegada de turistas para o show da cantora Shakira na cidade, exigindo atenção redobrada na orla.
O alerta passa a valer a partir das 18h deste domingo, quando está prevista a passagem de uma frente fria continental, e segue até as 15h de terça-feira, conforme informações do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio).
Durante o período, há risco elevado na faixa litorânea, especialmente em áreas mais expostas à força das ondas. A recomendação é evitar banho de mar, prática de esportes aquáticos e permanência em mirantes ou pontos próximos ao mar.
A prefeitura reforça que frequentadores das praias devem seguir as orientações do Corpo de Bombeiros. Pescadores são orientados a não sair para o mar durante a ressaca, e ciclistas devem estar atentos caso as ondas atinjam a ciclovia da orla.
Em situações de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e não tentar realizar resgates por conta própria.
O COR-Rio recomenda que moradores e visitantes acompanhem atualizações e adotem medidas de precaução durante o período do alerta.
Previsão do tempo no Rio
Segundo o Alerta Rio, a chegada da frente fria continental altera o tempo na cidade a partir deste domingo. O céu ficará nublado a encoberto, com chuva fraca isolada na madrugada, que pode ganhar intensidade ao longo da manhã, chegando a moderada e, em pontos isolados, forte. Os ventos variam de moderados a fortes.
Na segunda-feira, a umidade vinda do oceano mantém o tempo instável, com predomínio de céu nublado e possibilidade de chuva fraca a moderada, de forma isolada, a qualquer momento do dia, além de ventos moderados.
A partir de terça-feira e ao longo da quarta-feira, o tempo começa a estabilizar, com diminuição da nebulosidade e ausência de previsão de chuva. Os ventos devem ser fracos a moderados.
Susto em Copacabana
Com o aviso de ressaca em vigor, a Praia de Copacabana foi palco de um momento de tensão envolvendo dois turistas mineiros, após um deles se afogar. Antony Tarick, de 22 anos, correu pela areia em busca de ajuda para o amigo, enquanto o local se preparava para o show de Shakira.
Ao retornar ao ponto do afogamento, o jovem de Abaeté encontrou o amigo já resgatado. Testemunhas disseram que ele "teve sorte" de ser localizado pelos salva-vidas.
— Por ser uma praia grande e, com esse show grandioso que atrai muita gente de diferentes estados, deveria haver salva-vidas em todos os pontos. Nosso colega, que veio conosco de ônibus, se afogou e tivemos dificuldade para encontrar um salva-vidas numa praia desse tamanho — relatou Antony, que trabalha na área de contabilidade.
Apesar do susto, a recomendação dos bombeiros é clara: evitar o banho de mar durante períodos de agitação. Próximo ao local do incidente, havia uma bandeira vermelha sinalizando "alto risco" para entrar no mar.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas