RJ em Foco
Recordista de parapente e turista viajante: quem são as vítimas do acidente de asa-delta na Praia de São Conrado
Polícia Civil investiga caso, mas ainda não se sabe a causa do acidente
Rodolfo Pascoal Ladeira, de 43 anos, e a turista americana Jenny Colón Rodríguez, de 36, foram as vítimas fatais do acidente de asa-delta ocorrido na Zona Sul do Rio. Ambos caíram no mar de São Conrado e chegaram a ser socorridos pelos bombeiros, mas não resistiram. Os dois compartilhavam o amor pela aventura e pela vida. Nas redes sociais, Ladeira destacava a sensação de liberdade e adrenalina proporcionadas pelo voo livre, enquanto Jenny exibia registros de viagens por diversos países.
Perfil das vítimas
Ladeira era instrutor do Clube São Conrado de Voo Livre e frequentemente promovia a prática em suas redes sociais. “O voo de asa-delta é uma experiência de adrenalina e liberdade sem igual”, escreveu em uma postagem no Instagram. Sempre ressaltava que a liberdade do voo só é plena quando acompanhada de segurança. Ele também costumava mencionar o quanto apreciava realizar o sonho de voar para tantas pessoas.
Fora dos ares, Ladeira gostava de jogar futebol com os amigos, viajar, almoçar em família e aproveitar banhos de cachoeira, entre outras atividades em terra firme.
Com 30 anos de experiência, era instrutor de asa-delta, recordista de parapente e reconhecido com diversas medalhas e honrarias. Rodolfo Pascoal Ladeira deixa esposa e uma filha.
Já Jenny compartilhava menos detalhes da vida pessoal, mas fazia questão de registrar suas viagens pelo mundo. Em seu Facebook, há fotos em destinos como Colômbia, Paris e Honduras, sempre sorridente diante de paisagens e pontos turísticos. Ainda não há confirmação sobre quando ela chegou ao Brasil, mas informações preliminares apontam que estava no Rio acompanhada de duas amigas, que optaram por não fazer o voo livre.
Investigações em andamento
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 15ª DP (Gávea), que apura as circunstâncias do acidente. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela fiscalização das normas do voo livre no espaço aéreo, também será acionada para contribuir com as investigações.
Nota do Clube de Voo
"Com o coração pesado e lágrimas nos olhos, comunicamos um momento de profunda dor e comoção. Nosso instrutor de asa-delta e recordista de parapente, Rodolfo Pascoal Ladeira, e sua aluna, Jenny Colón Rodríguez, foram vítimas de um trágico acidente durante um voo. A perda de ambos nos abala profundamente. Os motivos do acidente estão sendo apurados, e estamos aguardando o restante do resgate do equipamento para uma avaliação técnica minuciosa. Queremos honrar a equipe dos bombeiros, que lutou incansavelmente para salvar vidas, e expressar nosso mais profundo apoio aos parentes das vítimas. Que a memória de ambos seja um legado de inspiração, e que possamos encontrar forças para continuar voando, sonhando e vivendo, mesmo nos momentos mais difíceis. Eles vivem em nossos corações e nos inspirarão a voar mais alto."
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo