RJ em Foco
Inca une carnaval e doação de sangue no Bloco da Solidariedade, que completa 20 anos
Edição especial do tradicional evento mobiliza doadores para reforçar os estoques antes do feriado prolongado, período crítico para a Hemoterapia do Instituto
No Instituto Nacional de Câncer (Inca), carnaval é sinônimo de solidariedade. Nesta terça-feira, 10 de fevereiro, o Instituto realiza a 20ª edição do Bloco da Solidariedade, evento que transforma a energia da folia em mobilização para doação de sangue e plaquetas, essenciais ao atendimento de pacientes oncológicos durante o feriado prolongado.
A iniciativa nasceu para contornar um desafio recorrente: a expressiva queda nas doações nas semanas que antecedem o carnaval, agravada pela suspensão das atividades da Hemoterapia do Inca durante os dias da festa, devido à localização central, impactada por blocos e desfiles. Antes da campanha, o Instituto enfrentava escassez de plaquetas, que têm validade de apenas cinco dias.
“A criação do Bloco da Solidariedade foi um divisor de águas. Passamos a institucionalizar o carnaval como um momento estratégico de mobilização, o que nos permitiu manter as transfusões e os tratamentos sem interrupção”, destaca Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia do Inca e responsável pelo Banco de Sangue desde 2003.
Nestas duas décadas, o Bloco da Solidariedade reuniu personalidades do carnaval e da cultura, como Alcione, Beth Carvalho, Neguinho da Beija-Flor, Viviane Araújo, Valéria Valenssa, Lázaro Ramos e Marjorie Estiano, além de baterias de escolas de samba como Mangueira, Portela, Beija-Flor e União da Ilha.
Desde 2005, o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus é padrinho do bloco. Anos depois, a bailarina Ana Botafogo tornou-se madrinha. Juntos, participam de todas as edições, incentivando a população a transformar solidariedade em doação de sangue e plaquetas.
A edição de 2026 será especial. Além de celebrar os 20 anos do Bloco da Solidariedade, a Hemoterapia do Inca homenageará voluntários com mais de duas décadas de doação e promoverá uma exposição com matérias históricas do Informe Inca sobre o evento. A animação ficará por conta do bloco Batuquebato.
Serviço
20 anos do Bloco da Solidariedade - 10 de fevereiro, às 11h, no Banco de Sangue do Inca - 2º andar do prédio-sede (Praça Cruz Vermelha, 23, Centro).
Banco de Sangue do Inca
Funcionamento regular: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
No sábado de Carnaval, atendimento exclusivo para doação de plaquetas, das 8h às 11h, com agendamento prévio obrigatório pelo telefone (21) 3207-1064.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar