RJ em Foco
Roubo e homicídios dolosos caem na maioria dos municípios da Baixada Fluminense
Levantamento do Instituto de Segurança Pública aponta redução nos principais índices criminais da região
Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP) apontam que 2025 encerrou com queda nos registros de roubos e homicídios dolosos na Baixada Fluminense. Por outro lado, os roubos de aparelhos celulares acompanharam a tendência de alta em todo o estado e fecharam o ano com aumento de 13% na região. O EXTRA analisou cinco índices de criminalidade e comparou os números com os de 2024.
O aumento nos roubos de celulares foi observado em sete das 13 cidades da Baixada. Nilópolis liderou o crescimento, com alta de 56% nos casos. O município também registrou o maior aumento nos homicídios dolosos, com salto de aproximadamente 260% em 2025. Entre as vítimas está o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis, Jorge Henrique Costa, conhecido como Dedinho, assassinado a tiros no Centro da cidade.
Também apresentaram crescimento nos homicídios Duque de Caxias (17%), Nova Iguaçu (31%) e Paracambi (40%). Nesta última, o subsecretário de Segurança, Paulo Roberto Lopes, foi morto em Sabugo, com a Polícia Civil suspeitando de execução a mando do tráfico, em retaliação à intensificação da segurança local.
Em contrapartida, Seropédica, que enfrentou em 2024 uma disputa territorial entre traficantes e milicianos, teve redução de 58% nos assassinatos em 2025. Queimados registrou queda de 59% e Belford Roxo, de 31%, completando o ranking das maiores reduções de homicídios.
Os roubos a coletivos apresentaram a maior redução na Baixada Fluminense no último ano. Foram 628 ocorrências em 2025, contra mais de 1,8 mil no ano anterior, representando queda de 61%.
Os índices de assalto a pedestres e roubo de veículos também diminuíram em 20%. No total, 8,7 mil automóveis foram roubados na região em 2025, ante quase 11 mil no ano anterior.
Em números absolutos, Duque de Caxias foi o segundo município com mais casos de roubos a transeuntes e veículos em todo o estado, mas apresentou quedas de 16% e 6,5%, respectivamente.
Combate ao roubo de celulares
O delegado Gabriel Ferrando, chefe do Departamento Geral de Polícia da Baixada, atribui a queda geral dos roubos às operações permanentes da corporação, como a Operação Rastreio, que visa desarticular a cadeia de receptação de celulares roubados. Segundo a Polícia Civil, já foram recuperados 13 mil celulares e 780 pessoas foram presas na ação. As investigações também têm como alvo quadrilhas especializadas no desbloqueio de aparelhos.
— O roubo de celular tem uma rápida liquidez, e há criminosos que lucram mais com ele do que com a clonagem de veículos. Quando realizamos operações permanentes, isso impacta o ambiente criminoso. Deixa de ser vantajoso, por exemplo, para comerciantes venderem aparelhos de procedência duvidosa — explica Ferrando.
A Secretaria de Segurança do Rio reforça que os dados de redução “refletem os resultados das ações integradas e permanentes das forças de segurança, baseadas em planejamento estratégico, análise de indicadores criminais e integração entre as polícias”.
Dos 13 municípios analisados, apenas três apresentaram reduções simultâneas nos casos de homicídios dolosos, roubos a celular, pedestres e veículos. Entre eles está Mesquita, que também reduziu em 75% os roubos a ônibus.
— O resultado positivo é fruto de um trabalho conjunto entre a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar — destaca Renata Paranhos, subsecretária de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios