RJ em Foco
Polícia Militar apreende 27 fuzis no Rio de Janeiro desde janeiro
Ações de combate ao crime intensificam apreensões no interior; Três Rios registra primeira apreensão de fuzil desde 2003
Desde o início do ano, a Polícia Militar já apreendeu 27 fuzis no estado do Rio de Janeiro, mantendo uma média de quase duas armas por semana. A apreensão mais recente ocorreu neste domingo, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, onde agentes do 25º BPM (Cabo Frio) recuperaram uma espingarda e um fuzil. Durante a operação, também foram encontrados entorpecentes, colete balístico, coldres, toucas ninjas, luvas e um rádio transmissor. Todo o material foi encaminhado à 125ª DP.
Operações em diferentes regiões
No sábado, policiais do 1º BPM (São Gonçalo) apreenderam quatro fuzis e prenderam quatro suspeitos durante uma operação no Morro do Castro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Os detidos responderão por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Segundo a PM, o Morro do Castro, situado na divisa entre Niterói e São Gonçalo, era utilizado como base por criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV), que planejavam ataques contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) em meio à disputa territorial na região do Fonseca.
No interior do estado, as apreensões também se destacam. Em Volta Redonda, policiais do 28º BPM apreenderam um fuzil durante ação de combate a organizações criminosas. Já em Três Rios, equipes do 38º BPM retiraram um fuzil de circulação em operação contra grupos criminosos — trata-se da primeira apreensão do tipo pelo batalhão desde sua criação, em 2003.
Em 2025, 21 fuzis foram apreendidos fora da capital, com destaque para Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Resende, no Sul Fluminense, ambos com seis armas retiradas de circulação ao longo do ano. Os dados demonstram o foco em áreas estratégicas e a efetividade das operações.
Declaração oficial
O Secretário de Estado de Polícia Militar e Comandante-Geral da SEPM, Coronel PM Marcelo de Menezes, ressaltou o impacto dessas ações:
— A Polícia Militar segue monitorando e retirando de circulação esse tipo de armamento de guerra que tanto vitimiza a nossa população. Cada fuzil apreendido representa vidas salvas. São armas que estavam nas mãos de criminosos, prontas para serem usadas contra inocentes. Esses resultados são fruto de uma atuação firme, estratégica e baseada no trabalho de inteligência — afirmou.
Fuzil apreendido a cada 10 horas
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), 3.023 fuzis foram retirados de circulação no estado nos últimos anos. O número de apreensões vem crescendo: foram 355 armas em 2021; 478 em 2022; 610 em 2023; 732 em 2024 e 848 até novembro de 2025 — o equivalente a um fuzil apreendido a cada 10 horas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026