RJ em Foco

A.A. registra alta de 55,5% na busca por ajuda no Rio em 2025; novela Vale Tudo impulsiona procura

Irmandade atribui aumento ao drama de Heleninha na novela e à ampliação de ações de divulgação durante o ano

Agência O Globo - 10/12/2025
A.A. registra alta de 55,5% na busca por ajuda no Rio em 2025; novela Vale Tudo impulsiona procura
A.A. registra alta de 55,5% na busca por ajuda no Rio em 2025; novela Vale Tudo impulsiona procura - Foto: GettyImages

Alcoólicos Anônimos (A.A.) encerrou 2025 com um aumento expressivo de 55,5% na procura por seus canais de ajuda no Rio de Janeiro. Segundo a Irmandade, o crescimento está diretamente ligado à exibição da novela Vale Tudo — em que o drama da personagem alcoolista Heleninha, interpretada por Paolla Oliveira, trouxe visibilidade à doença — e à intensificação de campanhas e iniciativas de apoio ao longo do ano.

Para atender à demanda, entre maio e outubro, cerca de 15 novos integrantes foram capacitados para reforçar a equipe de atendimento do A.A. Além disso, o aplicativo da Irmandade no Rio teve seu número de downloads triplicado entre janeiro e novembro, ultrapassando 65 mil instalações no período.

“As portas de Alcoólicos Anônimos estão abertas para a sociedade e, ao longo deste ano, intensificamos esse relacionamento por meio de diversas iniciativas, sempre com o propósito de ajudar o alcoólico que ainda sofre para alcançar a sobriedade”, ressalta o diretor do Escritório de Serviços Locais de A.A. do Rio de Janeiro (ESL RJ).

Entre as principais ações estão campanhas em ônibus, táxis e painéis de LED na Avenida Presidente Vargas, participação em eventos relevantes, aproximação com estudantes de Psicologia das universidades Unisuan e Santa Úrsula, além da produção de podcasts e seminários voltados a profissionais dos Tribunais de Justiça Estadual e Federal.

Canais de atendimento

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com cerca de 400 grupos de A.A., sendo 250 localizados na Região Metropolitana. Quem precisa de ajuda pode localizar o grupo mais próximo, entrar em contato pelas Linhas de Ajuda (21 2253-3377) ou baixar o aplicativo AARJ. A irmandade também está presente no YouTube, TikTok e Instagram.