RJ em Foco
Neguinho da Beija-Flor é homenageado em sessão solene na Câmara de Nilópolis
Casa institui o Dia Nacional do Samba de Nilópolis e entrega honrarias a personalidades marcantes da tradição local
Neguinho da Beija-Flor foi o grande homenageado da manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Nilópolis, durante uma cerimônia que celebrou a história do samba no município. Além do consagrado intérprete da azul e branca, outros sambistas que contribuíram para a construção da tradição cultural da cidade também receberam reconhecimento.
Durante a sessão, os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Samba de Nilópolis, a ser comemorado anualmente em 2 de dezembro. A iniciativa, de autoria do presidente da Casa, Jorginho Scalise, também promoveu a concessão de moções honrosas a personalidades ligadas ao samba local.
Entre os homenageados estiveram integrantes da Velha Guarda da Beija-Flor de Nilópolis, como o intérprete Gilson Bacana, além do atual puxador oficial da escola, Nino do Milênio, e outros artistas que ajudaram a fortalecer a identidade cultural da cidade.
O destaque da solenidade foi Neguinho da Beija-Flor, que recebeu, além da moção, três medalhas, incluindo a tradicional Medalha Farid Abraão. A entrega foi realizada pelo primeiro-secretário da Câmara, vereador Binho.
Ao final da cerimônia, o clima foi de emoção. Artistas e autoridades se reuniram no plenário e entoaram em coro o samba antológico “Não Deixe o Samba Morrer”, coroando a manhã de celebração ao ritmo que é símbolo da história e da cultura de Nilópolis.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista