RJ em Foco

Neguinho da Beija-Flor é homenageado em sessão solene na Câmara de Nilópolis

Casa institui o Dia Nacional do Samba de Nilópolis e entrega honrarias a personalidades marcantes da tradição local

Agência O Globo - 06/12/2025
Neguinho da Beija-Flor é homenageado em sessão solene na Câmara de Nilópolis
Neguinho da Beija flow - Foto: Reprodução

Neguinho da Beija-Flor foi o grande homenageado da manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal de Nilópolis, durante uma cerimônia que celebrou a história do samba no município. Além do consagrado intérprete da azul e branca, outros sambistas que contribuíram para a construção da tradição cultural da cidade também receberam reconhecimento.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Samba de Nilópolis, a ser comemorado anualmente em 2 de dezembro. A iniciativa, de autoria do presidente da Casa, Jorginho Scalise, também promoveu a concessão de moções honrosas a personalidades ligadas ao samba local.

Entre os homenageados estiveram integrantes da Velha Guarda da Beija-Flor de Nilópolis, como o intérprete Gilson Bacana, além do atual puxador oficial da escola, Nino do Milênio, e outros artistas que ajudaram a fortalecer a identidade cultural da cidade.

O destaque da solenidade foi Neguinho da Beija-Flor, que recebeu, além da moção, três medalhas, incluindo a tradicional Medalha Farid Abraão. A entrega foi realizada pelo primeiro-secretário da Câmara, vereador Binho.

Ao final da cerimônia, o clima foi de emoção. Artistas e autoridades se reuniram no plenário e entoaram em coro o samba antológico “Não Deixe o Samba Morrer”, coroando a manhã de celebração ao ritmo que é símbolo da história e da cultura de Nilópolis.