RJ em Foco
Ministro da Saúde visita hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes e anuncia conclusão de reestruturação
Alexandre Padilha esteve ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; nova emergência adulta começa a funcionar às 19h desta quinta-feira
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou nesta quinta-feira (data) o Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para anunciar as novas instalações do Centro de Emergência Regional (CER) adulto. A visita também teve como objetivo acompanhar os avanços na reestruturação das unidades federais sob gestão da Prefeitura do Rio. Estiveram presentes o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Após percorrerem as instalações do Andaraí, a comitiva seguiu para o Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, onde inauguraram o prédio B e o Centro de Estudos da unidade.
A nova emergência adulta do Andaraí entra em funcionamento a partir das 19h desta quinta-feira. De acordo com Alexandre Padilha, a emergência pediátrica será inaugurada na próxima segunda-feira, ampliando o atendimento à população.
“Em um ano, passamos de cerca de 50% de ocupação no Andaraí para 80%. Isso é muito positivo, e a nova emergência vai contribuir ainda mais para a melhoria desses números. Enquanto a emergência adulta já está disponível a partir de hoje, a pediátrica será aberta na segunda-feira”, destacou Padilha.
Com as inaugurações, o novo CER passa a contar com instalações definitivas no primeiro andar do hospital. O espaço dispõe de três salas de classificação de risco, quatro consultórios e áreas destinadas a curativos, procedimentos, medicação, acolhimento e espera. Com a reestruturação, a capacidade anual de atendimento do serviço chega a até 167 mil pacientes — o dobro do registrado antes das intervenções.
Também nesta quinta-feira, foi entregue o restaurante do hospital, que estava fechado havia 12 anos e agora tem capacidade para produzir até 3,2 mil refeições por dia.
“Os investimentos do Governo Federal nas unidades são essenciais para ampliar e fortalecer o cuidado à população. É a prova de que o trabalho conjunto, quando bem executado, gera resultados concretos”, afirmou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.
Rede hospitalar em expansão
Atualmente, os hospitais federais sob gestão compartilhada operam com mais de 80% de ocupação de leitos, índice considerado elevado diante do cenário de subutilização enfrentado antes do início do processo de reestruturação.
No Hospital do Andaraí, ao longo do último ano, foram reabertos setores como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), a enfermaria do 10º andar, o ambulatório e o setor de ortopedia do 2º andar, que estava há mais de oito anos com leitos fechados. A unidade também passou a oferecer radioterapia, com a instalação de um acelerador linear, e dobrou a capacidade de exames de imagem após a chegada de um novo tomógrafo.
A agenda do ministro incluiu ainda a visita ao Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, onde foram inaugurados o Prédio B — que concentra setores administrativos e o Centro de Estudos —, além da vistoria da nova climatização dos leitos e o acompanhamento das obras da futura emergência definitiva, que funcionará como o Centro de Emergência Regional (CER) da Zona Oeste.
Padilha também comentou sobre a expansão do modelo de gestão: “A Fiocruz já está no Hospital da Lagoa, atuando na contratação de profissionais, e mantivemos todas as residências médicas, que eram uma grande preocupação”.
Segundo o cronograma divulgado, entre fevereiro e março de 2026 serão concluídas todas as etapas da reestruturação dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes. Já o Hospital dos Servidores e o da Unirio passarão a operar sob gestão compartilhada a partir de 13 de dezembro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado