RJ em Foco
IPVA 2026: governo do Rio divulga calendário de pagamento; confira datas e descontos
Valor pode ser quitado via Pix em cota única, com desconto, ou em três parcelas mensais iguais
O governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou o calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026. O imposto poderá ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em três vezes mensais iguais, sem abatimento, conforme decreto publicado pelo governador Cláudio Castro no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (1º).
O cronograma de vencimentos terá início em 21 de janeiro, data em que vence a cota única ou a primeira parcela para veículos com placas terminadas em 0. Os pagamentos poderão ser realizados via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras nos bancos parceiros da Secretaria estadual de Fazenda: Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
Como efetuar o pagamento?
Para quitar o IPVA, o contribuinte deve acessar o site da Secretaria estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) e emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ). É importante evitar o uso de sites de busca para não acessar páginas fraudulentas. O ideal é copiar ou clicar diretamente no endereço indicado pela Sefaz-RJ.
No site, basta selecionar a opção "Emissão DARJ IPVA" e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O DARJ estará disponível para impressão nos primeiros dias de janeiro de 2026.
Se optar pelo pagamento via Pix, confira se aparecem o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido "SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ" para garantir a segurança da transação.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil