RJ em Foco

Formatura celebra alunos da Escola Fundação Roberto Marinho no Museu do Amanhã

Cerimônia reúne estudantes de 15 a 70 anos que concluíram ensino fundamental e médio

Agência O Globo - 28/11/2025
Formatura celebra alunos da Escola Fundação Roberto Marinho no Museu do Amanhã
- Foto: Ilustração de IA

Em uma noite de celebração à educação e à superação, 142 alunos da Escola Fundação Roberto Marinho, com idades entre 15 e 70 anos, recebem seus diplomas nesta sexta-feira (XX/XX), a partir das 19h, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro. A solenidade marca a conclusão dos ensinos fundamental e médio e será conduzida pelo jornalista e apresentador Alexandre Henderson, da TV Globo.

Os formandos frequentaram as aulas presenciais nas unidades da Maré e de Del Castilho, na Zona Norte, e em São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado. A diversidade de trajetórias e idades reforça o compromisso da instituição com a inclusão e o acesso à educação de qualidade.

Histórias de superação

Maria Tereza Silva, de 43 anos, moradora do Complexo da Maré e mãe de dois filhos, é uma das formandas. Atuando como auxiliar de rouparia, ela conciliou trabalho e estudos para realizar o sonho de concluir a educação básica.

— Fiquei mais de sete anos sem estudar. Comecei a trabalhar muito cedo para ajudar em casa. Quando decidi voltar, foquei no ensino médio e não tenho palavras para agradecer aos professores, que foram maravilhosos. Não esperava receber tanto carinho, apoio e acolhimento. Achava que, pela minha idade, não conseguiria mais aprender, mas eles me provaram o contrário. Agora, vou seguir meu objetivo de fazer o curso de Técnica de Enfermagem — compartilha Maria Tereza.

A formatura também representa um novo começo para jovens como Breno dos Santos, de 27 anos, que interrompeu os estudos após perder os pais na adolescência. Após superar desafios pessoais e retomar a vida escolar, ele celebra a conquista:

— Todos torcem por você e não há julgamento, sou muito grato. Hoje, minha renda vem de um auxílio do governo, mas agora, com a oportunidade de estudar, espero passar no Enem e fazer um concurso público em busca de estabilidade financeira. Também desejo trabalhar na área de petróleo e gás — afirma o formando.

Presenças confirmadas e reconhecimento institucional

Além dos estudantes e familiares, participam da cerimônia o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; a superintendente de Conhecimento, Rosalina Soares; o diretor da Escola Fundação Roberto Marinho, Renan Carlos Silva; a diretora da Redes da Maré, Andreia Martins; e a coordenadora geral da unidade Shopping Nova América, Michelle Mello. Professores e demais membros da equipe escolar também estarão presentes para celebrar a conquista dos alunos matriculados em 2024.

Para o diretor Renan Carlos Silva, o evento representa muito mais do que a conclusão de um ciclo:

— Ela simboliza coragem, persistência e a força de cada estudante que decidiu retomar os estudos e escrever uma nova história. Aqui, cada aluno carrega consigo um mundo de experiências, desafios e sonhos. É essa diversidade que transforma nossa escola em um espaço vivo, afetivo e profundamente humano — destaca Silva.