RJ em Foco
Martinho da Vila recebe título de Doutor Honoris Causa da Fiocruz
Artista é homenageado pela instituição em reconhecimento à sua discografia e ao compromisso com a cultura e a identidade brasileira
O compositor e ritmista Martinho da Vila foi homenageado nesta quinta-feira com o título de Doutor Honoris Causa pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A cerimônia, que integra as comemorações dos 125 anos da instituição, contou com uma programação especial em reconhecimento à trajetória do artista como um dos maiores nomes do samba e da Música Popular Brasileira (MPB).
O título acadêmico honorífico foi concedido em razão da expressiva discografia de Martinho da Vila, poeta de Vila Isabel, que alia excelência estética, compromisso político e valorização da identidade cultural brasileira, com destaque para a herança negra. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz.
A relação de Martinho com o universo científico se manifesta desde a juventude. Na adolescência, ele se formou como auxiliar de química industrial, e os conhecimentos adquiridos em química, física e bioquímica inspiraram o nome do álbum Mistura Homogênea, lançado em 2022. Em 1992, Martinho lançou o samba Benzedeiras Guardiãs, em parceria com Rosinha de Valença, valorizando a sabedoria ancestral e popular no campo da saúde.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal
-
4BRASILEIRÃO SÉRIE B
Santos encara Mirassol com postura de clássico para escapar do rebaixamento
-
5CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira