RJ em Foco
Grupo armado foge pela mata durante operação policial no Campinho, Zona Norte do Rio
Imagens mostram fuga pela mata enquanto policiais tentavam avançar na comunidade; houve disparos contra as equipes da Operação Barricada Zero
Criminosos foram flagrados fugindo pela mata durante uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (data), na comunidade do Campinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. As imagens, capturadas pelo helicóptero do Bom Dia Rio, da TV Globo, mostram ao menos oito homens armados correndo por uma área de vegetação após troca de tiros com policiais.
A ação integra a Operação Barricada Zero, que avançou nesta quinta-feira sobre diversas comunidades da Zona Norte do Rio e de outros seis municípios da Região Metropolitana. No Rio, as equipes atuam em localidades como Cidade Alta, Pica-Pau, Kelsons, Quitungo, Tinta, Dourados, Dique, Furquim Mendes, Guaporé, Campinho e Fubá, conforme informou o Governo do Estado. Em alguns desses pontos, criminosos tentaram impedir o avanço das forças de segurança utilizando pneus e objetos incendiados para erguer barricadas.
A operação também ocorre, de forma simultânea, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, Japeri e São Gonçalo.
De acordo com a Polícia Militar, participam da ação efetivos do 16º BPM e do Comando de Operações Especiais (COE), responsáveis por garantir o avanço da operação, proteger as equipes envolvidas na remoção de obstáculos e reforçar o patrulhamento nas comunidades.
Comunidades como Campinho e Morro do Fubá têm sido palco de frequentes confrontos entre facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP). Em junho deste ano, moradores relataram uma noite de intenso tiroteio, resultado da disputa entre criminosos do Morro do Fubá, controlado pelo TCP, e rivais ligados ao CV.
O confronto ocorreu um dia após a morte, no Fubá, de um integrante do tráfico do Morro do 18 — área dominada pelo CV —, apontado por policiais como responsável por comandar tentativas de invasão à comunidade do Campinho. Nas redes sociais, moradores relataram o uso de balas traçantes e a presença de homens armados circulando pelas ruas, enquanto a PM informou ter reforçado o patrulhamento na região.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil