RJ em Foco

Operação policial na Cidade Alta provoca barricadas em chamas e afeta trânsito na Avenida Brasil

Ação da Polícia Militar altera rotina na Zona Norte do Rio e causa interrupções no transporte público; fumaça pode ser vista de vários bairros

Agência O Globo - 27/11/2025
Operação policial na Cidade Alta provoca barricadas em chamas e afeta trânsito na Avenida Brasil
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (data atual) provocou bloqueios intermitentes na Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, Zona Norte do Rio de Janeiro. Tiros foram ouvidos no início do dia, e equipes da Polícia Militar permanecem na região para conter possíveis confrontos.

Imagens divulgadas pelo Centro de Operações da Prefeitura (COR) e vídeos que circulam nas redes sociais mostram barricadas em chamas dentro da comunidade, além de trechos da via expressa praticamente vazios. Uma densa coluna de fumaça pôde ser vista de diferentes pontos da cidade, incluindo o bairro de Vista Alegre.

O avanço das chamas e o confronto afetaram diretamente a circulação de transportes. No ramal Saracuruna da SuperVia, os trens passaram a operar apenas entre Central e Penha e, no outro trecho, entre Duque de Caxias e Saracuruna.

No BRT, de acordo com a Mobi-Rio, as linhas 60 (Deodoro x Gentileza – parador), 61 (Deodoro x Gentileza – expresso) e 71 (Vigário Geral x Gentileza – expresso) foram temporariamente interrompidas devido à interdição da Polícia Militar nas proximidades das estações Mercado São Sebastião e Vigário Geral. A circulação foi retomada por volta das 5h50.

Também por volta desse horário, a Avenida Brasil foi liberada nos dois sentidos. No entanto, uma faixa das pistas central e lateral permanece interditada, conforme informações do CET-Rio. Equipes da Polícia Militar e agentes de trânsito seguem no local para monitorar a situação.

Matéria em atualização.