RJ em Foco

Governo do Rio lança programa para prevenção à gravidez não planejada na Baixada Fluminense

Unidade do Rio Imagem Baixada tem capacidade para realizar até 400 inserções mensais de implantes contraceptivos

Agência O Globo - 25/11/2025
Governo do Rio lança programa para prevenção à gravidez não planejada na Baixada Fluminense
- Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Governo do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (data), o programa Acolhe Baixada, uma iniciativa de prevenção à gravidez não planejada voltada para jovens de 14 a 25 anos incompletos na Baixada Fluminense. O programa funcionará no Rio Imagem Baixada, localizado na Avenida Esplanada, 483, em Nova Iguaçu, considerado o maior complexo público de diagnóstico da América Latina. A ação amplia a política pública que foi inicialmente implantada no Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini (AME), em Ipanema.

Com um investimento anual de R$ 2,4 milhões da Fundação Saúde, o Acolhe Baixada tem capacidade para realizar até 400 inserções mensais de Implanons, contraceptivo de longa duração inserido sob a pele do braço. O acesso ao serviço é feito pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), mediante encaminhamento das Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL).

— O Acolhe RJ é uma política de cuidado, de oportunidades e de proteção das nossas jovens. Estamos expandindo para a Baixada Fluminense uma iniciativa que já mostrou resultados concretos na capital, garantindo que milhares de jovens tenham acesso a planejamento familiar com dignidade, acolhimento e autonomia. É mais saúde pública à disposição da população — afirmou Castro.

Como acessar o Acolhe Baixada

Para acessar o programa, é necessário procurar a Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e manifestar o interesse em utilizar um método contraceptivo de longa ação. A unidade de saúde realiza a inclusão da paciente no Sistema Estadual de Regulação (SER), possibilitando o agendamento tanto para o Acolhe Baixada quanto para o Acolhe RJ.

Após a inclusão no SER, a paciente recebe quatro mensagens da assistente virtual SERena: ao entrar na lista de espera; quando houver vaga disponível, informando a data do procedimento; 10 dias antes, para preparação; e 3 dias antes do agendamento. Caso não seja possível comparecer na data marcada, é importante avisar a unidade de saúde responsável pelo acompanhamento.

Acolhe RJ

Criado em 2023, o programa Acolhe RJ já realizou 30 mil inserções de dispositivos contraceptivos, como DIUs Mirena, Kyleena e Implanon, em dois anos de atuação.

O serviço está localizado no 1º andar do AME Jornalista Susana Naspolini, com acesso pela Rua Barão da Torre, em Ipanema, e atende adolescentes a partir de 14 anos — sendo necessária autorização dos responsáveis até os 16 anos — e jovens até 25 anos incompletos.