RJ em Foco

Tiroteio com três feridos no Humaitá aconteceu em frente a restaurante e próximo de escola

Suspeitos trocaram tiros com a PM. Relatos de assaltos cometidos por motoqueiros se multiplicam pela cidade.

Agência O Globo - 24/11/2025
Tiroteio com três feridos no Humaitá aconteceu em frente a restaurante e próximo de escola
- Foto: Ascom PCAL

Um tiroteio ocorrido na tarde desta segunda-feira (17) deixou três pessoas feridas na esquina das ruas Visconde Silva e Conde de Irajá, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A ação aconteceu em frente a um restaurante e a um posto de gasolina, a cerca de 350 metros de um colégio particular. Segundo informações, dois homens em uma motocicleta tentaram assaltar um pedestre, quando um policial militar, que também pilotava uma moto, reagiu e houve troca de tiros. Um dos suspeitos, o policial e um transeunte ainda não identificado foram baleados e encaminhados ao Hospital Miguel Couto, na Gávea.

O aumento de ocorrências envolvendo assaltos com o uso de motocicletas tem preocupado moradores da cidade. Na tarde da última segunda-feira (17), no Flamengo, dois homens em uma moto abordaram um pedestre. A vítima foi revistada de forma agressiva por um dos criminosos, que exigiu o celular e outros pertences. A ação durou pouco mais de 20 segundos, e os assaltantes fugiram em direção à Praia do Flamengo.

Imagens de câmeras de segurança mostram que situações como essa têm se tornado cada vez mais comuns na Zona Sul do Rio. Para discutir o problema e outras questões relacionadas à violência, o Conselho Comunitário de Segurança Pública promoverá uma reunião no dia 27 de novembro, a partir das 9h, na sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), localizada na Rua do Russel, 1, em frente à saída do metrô, na Glória. Representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil participarão do encontro.

Na última quinta-feira, um coronel reformado da Polícia Militar do Rio, de 82 anos, e o neto, soldado da PM de Minas Gerais, de 33, foram baleados durante uma tentativa de assalto no Méier, Zona Norte da cidade. A esposa do coronel, de 81 anos, também ficou ferida, atingida por estilhaços no rosto. A família estava de carro, retornando de uma apresentação de balé da bisneta, que não estava no veículo no momento do crime.

De acordo com a PM, dois homens em uma moto tentaram abordar o carro do coronel na Rua Amaro Cavalcanti. Testemunhas relataram que o neto, que dirigia o veículo, reagiu e colidiu com a moto dos criminosos, que atiraram em seguida e fugiram. Todos os ocupantes do carro foram atingidos.

No último dia 8, em Curicica, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, um motorista atropelou dois homens em uma moto durante uma tentativa de assalto. Os suspeitos ficaram feridos e foram detidos pela Polícia Militar.

Em outubro, no Jardim Botânico, outro motorista reagiu a uma tentativa de assalto e atropelou dois suspeitos em uma moto. Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento em que os criminosos ficaram presos sob o carro, sendo posteriormente resgatados pelo Corpo de Bombeiros.