RJ em Foco

Piloto de voo livre morre em queda de parapente dois dias antes de completar 60 anos

Philip Haegler foi bicampeão brasileiro de asa-delta nos anos 1990

Agência O Globo - 21/11/2025
Piloto de voo livre morre em queda de parapente dois dias antes de completar 60 anos
Philip Haegler - Foto: Reprodução / Instagram

Philip Haegler, referência no voo livre brasileiro, faleceu em um acidente de parapente em São Conrado, no Rio de Janeiro, apenas dois dias antes de completar 60 anos.

Bicampeão brasileiro de asa-delta nos anos 1990, Phil, como era conhecido entre amigos e colegas, também presidiu a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). O acidente ocorreu no fim de semana e, após a queda, a Polícia Civil realizou perícia no equipamento. A investigação está a cargo da 15ª DP (Gávea), que apura as circunstâncias da tragédia.

Em nota de pesar, o Clube São Conrado de Voo Livre destacou: “Sua paixão foi contagiosa e inspirou muitos. O que ele mais amava era voar”, definindo Phil como uma “referência incontestável na promoção da segurança e no desenvolvimento do esporte” no Rio.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também lamentou a morte e esclareceu que o voo livre, tanto em parapente quanto em asa-delta, não exige habilitação, embora recomende que os praticantes busquem certificação adequada.

O acidente reacende o alerta para a segurança no esporte. Em agosto, Luan Calor e Vanessa Nascimento também perderam a vida ao caírem de parapente no Parque da Cidade, em Niterói, deixando uma filha de 3 anos.