RJ em Foco

Homem morre eletrocutado ao tentar fazer ligação clandestina em poste de Nova Iguaçu

Vítima, ainda não identificada, realizava 'gato' de energia quando sofreu descarga elétrica; mais de três mil moradores ficaram sem luz por cerca de uma hora

Agência O Globo - 20/11/2025
Homem morre eletrocutado ao tentar fazer ligação clandestina em poste de Nova Iguaçu
Um homem morreu eletrocutado na manhã desta quinta-feira (data), no bairro Jardim Palmares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a Light, a vítima tentava fazer uma ligação clandestina de energia, conhecida como 'gato', em um poste da com - Foto: Ilustração/ IA

Um homem morreu eletrocutado na manhã desta quinta-feira (data), no bairro Jardim Palmares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a Light, a vítima tentava fazer uma ligação clandestina de energia, conhecida como 'gato', em um poste da companhia.

Os bombeiros foram acionados por volta das 10h30, mas ao chegarem ao local, próximo à esquina com a Rua Kilvio Santos — uma das vias mais movimentadas da região — já encontraram o homem sem vida. Ele, que ainda não foi identificado, permaneceu caído sobre os fios, no alto do poste, após sofrer a descarga elétrica.

Em razão do incidente, mais de três mil pessoas ficaram sem energia por cerca de uma hora, segundo a concessionária.

A Light reforça que o furto de energia é crime, além de colocar em risco a vida das pessoas e comprometer a qualidade do fornecimento, aumentando as ocorrências de falta de luz. De janeiro a outubro deste ano, a empresa regularizou quase 2,4 mil ligações clandestinas e normalizou mais de 118 mil instalações irregulares em residências e comércios.

Ligações clandestinas e furtos de cabos podem ser denunciados de forma anônima ao Disque-Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177, em parceria com a Light.