RJ em Foco
Área da Penha concentrou duas em cada três mortes por intervenção policial em outubro no estado
Número de mortes em confronto com a polícia no Rio de Janeiro cresce 202% em outubro, atingindo maior índice para o mês desde 2003
A região sob responsabilidade da 22ª Delegacia de Polícia (Penha) concentrou 67% das mortes em confrontos com a polícia registradas em outubro em todo o Estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta quarta-feira. Na Circunscrição Integrada de Segurança Pública (Cisp) 22, foram 118 mortos do total de 175 ocorrências no estado. O resultado foi impulsionado principalmente pela megaoperação realizada no último dia 28, que resultou em 117 suspeitos mortos em um único dia. Em contraste, em outubro do ano passado, a região não registrou nenhum homicídio decorrente de intervenção policial. No total do estado, os registros de mortes por intervenção policial subiram 202% em outubro, em comparação ao mesmo mês de 2023. O número representa o maior índice para o mês desde o início da série histórica, em 2003.
As 118 mortes na área da Penha representam 94% de todos os homicídios em confronto com a polícia registrados na Cisp 22 desde janeiro deste ano. Já os homicídios dolosos — que não incluem mortes decorrentes de ação policial — somaram quatro casos em outubro na área da delegacia, número superior aos três registros do mesmo mês em 2023.
Roubo de celular em alta; roubos de veículos e cargas em queda
O roubo de celular, um dos indicadores que mais cresceu em 2023, voltou a subir em outubro: foram 2.094 casos, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, os roubos de veículos, em ônibus e a pedestres apresentaram quedas significativas: 47% menos veículos roubados, redução de 65% nos assaltos em coletivos e queda de 29% nas ocorrências de roubo a pedestres.
Os registros de roubo de carga também diminuíram no mês, com 181 ocorrências — uma redução de 52% em relação a outubro de 2023. Já os casos de estelionato subiram 1,8% no período, totalizando 11.909 registros, o maior número para o mês desde 2003.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos