RJ em Foco

Queda de árvore bloqueia Avenida Borges de Medeiros e causa caos no trânsito da Zona Sul

Árvore caiu próximo à Rua General Tasso Fragoso; CET-Rio atua no local, Comlurb e Bombeiros foram acionados

Agência O Globo - 14/11/2025
Queda de árvore bloqueia Avenida Borges de Medeiros e causa caos no trânsito da Zona Sul
- Foto: Reprodução

Uma queda de árvore na altura da Sede Náutica do Vasco da Gama, na Avenida Borges de Medeiros, Lagoa, Zona Sul do Rio, bloqueou o acesso à via pelo viaduto Saint Hilaire, no sentido Leblon, na tarde desta quarta-feira (12). Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal atuam no local para organizar o tráfego, que está sendo desviado para a Avenida Epitácio Pessoa, sentido Ipanema.

A árvore tombou por volta das 15h, na altura da Rua General Tasso Fragoso. Com a interdição, o trânsito já apresenta reflexos em importantes vias da região, como o Túnel Rebouças e o Elevado Paulo de Frontin, ambos no sentido Lagoa.

Duas equipes da Comlurb trabalham na remoção da árvore. Técnicos da Light também foram acionados, pois o tronco atingiu uma rede de alta tensão. O Corpo de Bombeiros e agentes da RioLuz dão apoio à operação. Por questões de segurança, a Light informou que desligou a rede elétrica no trecho afetado.

Rotas alternativas

Para motoristas que precisam acessar a Zona Sul pelo Túnel Rebouças, em direção ao Leblon e à Autoestrada Lagoa-Barra, a recomendação é utilizar a Rua Jardim Botânico, no bairro homônimo. O acesso pode ser feito pelo lado direito da saída do Túnel Rebouças. O Centro de Operações do Rio (COR) orienta que os condutores tenham paciência, já que o aumento do fluxo de veículos provoca engarrafamentos entre o Túnel Rebouças e a Rua Maria Angélica.

Devido ao transtorno, a CET-Rio antecipou a operação da faixa reversível na Rua Jardim Botânico, entre as ruas General Garzon e Frei Veloso. Agora, são três faixas abertas no sentido Gávea e uma faixa no sentido Humaitá.

Trânsito lento em várias regiões

Segundo o COR, a interdição na Avenida Borges de Medeiros, sentido Leblon, já provoca impactos em diversas vias da Zona Sul. Na própria Borges de Medeiros, há lentidão entre o acesso pelo Jardim de Alah, no Leblon, e o elevado Engenheiro Humberto Vital Bandeira de Mello. O congestionamento também afeta a Rua Mário Ribeiro e a Avenida Padre Leonel Franca, na Gávea.

Quem sai de São Conrado e da Zona Sudoeste enfrenta lentidão no Túnel Acústico, sentido Gávea. Já na Avenida Epitácio Pessoa, o trânsito está lento entre o Viaduto Saint Hilaire e a Rua Fonte da Saudade, no sentido Ipanema. No sentido Túnel Rebouças, há retenções desde o Corte do Cantagalo, em Copacabana.