RJ em Foco

Polícia Civil prende dois suspeitos de furtos a residências na Ilha do Governador

Durante a ação, agentes recuperaram objetos furtados e os devolveram às vítimas

Agência O Globo - 13/11/2025
Polícia Civil prende dois suspeitos de furtos a residências na Ilha do Governador
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu dois homens investigados por integrar uma associação criminosa especializada em furtos a residências em vários bairros da capital fluminense, com foco na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade. As prisões de Bruno Stuart e David Paulo Afonso Fernandes ocorreram nesta quarta e quinta-feira, respectivamente. A operação foi realizada por agentes da 37ª DP (Ilha do Governador), sob coordenação do delegado titular Felipe Santoro.

De acordo com a Polícia Civil, Bruno Stuart é investigado por dois furtos a apartamentos na Ilha do Governador, cometidos em 16 de outubro. A identificação do suspeito foi possível a partir da análise de imagens de câmeras de segurança, nas quais os agentes conseguiram localizar o táxi utilizado pelo acusado. Segundo a polícia, o veículo era conduzido pelo próprio Bruno, que transportava os comparsas e monitorava possíveis aproximações de moradores ou policiais, garantindo a cobertura do crime.

O monitoramento do veículo foi realizado pela Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (Civitas), da Prefeitura do Rio, o que possibilitou a localização de Bruno.

Durante as investigações, os policiais civis encontraram objetos furtados em posse de Bruno, além do veículo utilizado nos crimes, comprovando sua participação. Na delegacia, uma das vítimas conseguiu recuperar seus bens subtraídos.

As apurações indicaram que Bruno Stuart atuava como motorista do táxi, responsável por dar cobertura e avisar sobre eventual presença policial, recebendo pagamento pela cooperação. Os outros dois comparsas eram encarregados de arrombar portas, furtar os bens e vendê-los a receptadores no Centro da cidade.

Bruno já possui anotações criminais por tráfico de drogas e é investigado em outros furtos a residência.

Após a prisão de Bruno, os comparsas David Paulo Afonso Fernandes e Daniel Vieira de Souza foram identificados. Ambos têm extenso histórico criminal, com mais de 20 anotações cada. David possui mais de 15 registros por furto a residência, além de passagens por roubos e tentativa de homicídio. Daniel acumula mais de oito anotações pelo mesmo crime, além de envolvimento em roubos e tráfico.

“A quantidade de anotações dos acusados é algo que chama atenção. São criminosos contumazes, voltados para a prática de furtos a residências, com diversas passagens e sem qualquer perspectiva de ressocialização. Em liberdade, voltarão a delinquir”, destacou o delegado Felipe Santoro.

David Paulo Afonso Fernandes foi localizado em um apartamento em Copacabana, onde estava acompanhado da namorada. No local, foram encontrados diversos bens que indicam terem sido subtraídos de diferentes residências pelo acusado e pelo grupo criminoso.

A 37ª DP segue com diligências para localizar e capturar outros envolvidos, identificar receptadores dos objetos subtraídos e recuperar mais bens.

Segundo o delegado Felipe Santoro, os acusados também são investigados por furtos em outros bairros das zonas Sul e Norte da cidade.