RJ em Foco

O GLOBO vence Prêmio CNT de Jornalismo com fotos sobre o sucateamento dos trens da Supervia

Trabalho do fotógrafo Domingos Peixoto, com 35 anos de carreira, destaca desafios enfrentados por passageiros e conquista prêmio pela quinta vez

Agência O Globo - 12/11/2025
O GLOBO vence Prêmio CNT de Jornalismo com fotos sobre o sucateamento dos trens da Supervia
- Foto: Reprodução

O GLOBO foi o vencedor do Prêmio CNT de Jornalismo 2025 na categoria Fotojornalismo, com a série "Tempo perdido", que retrata o sucateamento dos trens da Supervia e as dificuldades vividas diariamente pelos passageiros. O trabalho premiado é assinado pelo fotógrafo Domingos Peixoto, profissional com 35 anos de carreira, sendo 31 dedicados ao jornal. As imagens integraram uma série de reportagens especiais publicadas este ano, com textos do repórter Marcos Nunes, finalista no segmento de texto da premiação. O resultado foi divulgado nesta terça-feira.

O Prêmio CNT reconhece profissionais da imprensa que produzem trabalhos sobre os desafios e avanços do transporte, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Esta é a quinta vez que Domingos Peixoto conquista o prêmio, tendo sido laureado também em 1999, 2008, 2014 e 2015. Na última ocasião, o trabalho também abordava a precariedade do transporte sobre trilhos, com a foto "Trem nosso de cada dia".

— A grande questão é que dez anos se passaram, e a rede continua muito precária — destaca Peixoto. — Para fazer a série atual, fui convidado pelo Marcos Nunes, que sabe que sou usuário do trem. Foi muito gratificante trabalhar com ele. Acordávamos de madrugada e íamos para Japeri para acompanhar o trajeto dos passageiros até a Central do Brasil. Fizemos o percurso cerca de quatro vezes.

Outro finalista do GLOBO foi o fotógrafo Fabiano Rocha, com uma imagem que mostra passageiros e motoristas tentando se proteger de tiroteio na Avenida Brasil durante uma operação no Complexo de Israel.