RJ em Foco

Ciclone extratropical: Rock the Mountain mantém shows em Itaipava, mas faz alerta; outros eventos são cancelados

Serra de Itaipava, em Teresópolis, chegou a ser totalmente interditada após queda de árvore, mas foi liberada na manhã deste sábado (8)

Agência O Globo - 08/11/2025
Ciclone extratropical: Rock the Mountain mantém shows em Itaipava, mas faz alerta; outros eventos são cancelados
- Foto: Reprodução / Instagram

Fortes ventos desde a madrugada deste sábado (8) preocupam a população do estado do Rio de Janeiro. Estradas foram interditadas e houve queda de árvores em diferentes pontos. Após algumas horas, o trânsito já foi liberado em alguns locais, enquanto outros ainda enfrentam consequências do ciclone extratropical. Diante desse cenário, os organizadores de eventos informam ao público sobre cancelamentos ou manutenções na programação.

O festival Rock the Mountain, realizado neste fim de semana em Itaipava, confirmou que os shows deste sábado estão mantidos. Entre as atrações, destacam-se Liniker e Ney Matogrosso. Nas redes sociais, a produção orientou o público a usar botas ou galochas devido aos efeitos da chuva e informou que a água acumulada no local já foi drenada.

"Para dar um pouquinho mais de emoção, a chuva resolveu cair antes dos portões abrirem. Por isso, é hora de convocar a bota ou a galocha. A chuva já parou e estamos drenando toda água que caiu – já está tudo lindo para receber vocês. Como aqui a grama é de verdade, é inevitável que algumas áreas criem lama, mas a previsão é que não vá mais chover tanto", publicou o festival, recomendando ainda que os participantes levem capa de chuva e usem agasalhos.

A Polícia Rodoviária Federal informou que a BR‑495 (km 10,5 – Serra de Itaipava, Teresópolis) chegou a ser totalmente interditada devido à queda de uma árvore, sendo reaberta por volta das 10h20. Um grupo que retornava do festival enfrentou bloqueio total na estrada desde as 2h da manhã. Segundo relatos, os bombeiros aguardavam apoio da Enel para a retirada do tronco, mas até as 7h a equipe ainda não havia chegado ao local. Passageiros relataram mal-estar, sede e crises de ansiedade após horas de espera.

O espaço Ciência Viva, na Tijuca, cancelou o evento de cultura oceânica que aconteceria na tarde deste sábado. "Pedimos que todos se cuidem", comunicou a instituição em nota divulgada na internet. Além dos eventos, estabelecimentos comerciais também suspenderam as atividades neste sábado. O restaurante Baixela, em Copacabana, anunciou a interrupção temporária do atendimento.

"Amigos e clientes, devido aos ventos fortes, precisaremos interromper nossa operação temporariamente. Assim que for seguro, retornaremos ao funcionamento. Agradecemos a compreensão", publicou o estabelecimento da Zona Sul do Rio, região onde há árvores caídas e interdições em razão do ciclone extratropical.