RJ em Foco
Efeito do ciclone no Rio: até quando vai o vento forte, onde há risco e o que esperar nas próximas horas
Prefeitura do Rio mantém o município em estágio 2 de atenção desde as 6h55; equipes da Comlurb e da Defesa Civil atuam na remoção de árvores e limpeza de vias
Os ventos fortes que atingem o Rio de Janeiro neste sábado são consequência indireta do ciclone extratropical que atua entre as costas de Santa Catarina e São Paulo, segundo o meteorologista Ricardo Souza, do Centro de Operações Rio (COR). O fenômeno, localizado em alto-mar, intensifica a circulação de ar sobre o litoral fluminense e provoca rajadas que já chegaram a 78 km/h no Aeroporto do Galeão e 72 km/h no Forte de Copacabana. O alerta para ventos intensos, pancadas isoladas de chuva e queda de temperatura permanece até a madrugada de domingo.
Situação dos aeroportos:
Como estão as estradas?
De acordo com o especialista, o principal risco nas próximas horas segue sendo a ventania, que pode provocar a queda de árvores e a interrupção de vias, como já foi registrado em diferentes regiões do estado. O alerta para ventos fortes permanece até a madrugada de domingo, especialmente nas áreas costeiras.
— O que mais preocupa hoje, devido à atuação desse ciclone, são os ventos fortes. Temos condições para rajadas até pontualmente muito intensas — explica Souza. — Esse sistema está em deslocamento pelo oceano, e esse movimento gera os ventos mais fortes, principalmente nas regiões litorâneas — acrescenta.
Além da ventania, pancadas de chuva isoladas podem ocorrer ao longo do dia, embora não haja previsão de grandes acumulados. A temperatura deve cair gradualmente durante o sábado, com sensação de frio mais acentuada à noite.
A partir de segunda-feira, a previsão é de melhora nas condições meteorológicas, com dias sem chuva e ventos de menor intensidade.
A Prefeitura do Rio mantém o município em estágio 2 de atenção desde as 6h55, e equipes da Comlurb e da Defesa Civil atuam em diferentes pontos para remoção de árvores e limpeza de vias atingidas pelo mau tempo. Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção e evitar áreas com fios rompidos ou árvores inclinadas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento