RJ em Foco

Ciclone extratropical causa cancelamento pontual no Santos Dumont

Galeão opera normalmente neste sábado (8), apesar dos ventos fortes

Agência O Globo - 08/11/2025
Ciclone extratropical causa cancelamento pontual no Santos Dumont
Aeroporto Santos Dumont - Foto: Reprodução

Os aeroportos do Rio de Janeiro operam normalmente na manhã deste sábado (8), mesmo diante dos ventos intensos e da chuva provocados pela influência de um ciclone extratropical. No Santos Dumont, ao menos um voo foi cancelado após uma aeronave da Gol, proveniente de São Paulo, ser obrigada a retornar à capital paulista devido às fortes rajadas.

De acordo com o balcão de informações do Aeroporto Santos Dumont, o voo que partiria do Rio nessa mesma aeronave também foi cancelado. Os passageiros foram prontamente realocados em outros voos. No momento, todas as chegadas e partidas seguem sem atrasos significativos, e o fluxo é considerado tranquilo.

O RIOgaleão informou que “a operação está normal” e que não houve impactos causados pela meteorologia.

O município do Rio entrou em estágio 2 às 6h55, em razão das chuvas e dos ventos fortes, conforme o Centro de Operações e Resiliência (COR). Núcleos de chuva moderada a forte atuaram no início da manhã, principalmente na Zona Sul, no Centro e na Grande Tijuca, mas perderam intensidade por volta das 7h45, segundo o Sistema Alerta Rio.

Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes orientou os cariocas a evitarem sair de casa e informou que as equipes da prefeitura estão nas ruas acompanhando possíveis ocorrências.

Entre os impactos registrados, parte de um muro caiu entre as estações de metrô Coelho Neto e Colégio, afetando temporariamente a operação da Linha 2 — já normalizada. Árvores caíram em diferentes pontos da cidade e da Baixada Fluminense, e tendas foram derrubadas no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste.

A Secretaria Estadual de Defesa Civil mantém o risco hidrológico moderado para as regiões da Costa Verde, Sul Fluminense, Baixada, Serrana, Metropolitana e Capital, com possibilidade de elevação ao longo do dia. O Inmet também emitiu aviso de perigo para ventos costeiros, com rajadas entre 50 km/h e 100 km/h, além de alerta de ressaca, com ondas que podem chegar a 3,5 metros.