RJ em Foco
Vento forte cancela voo no Santos Dumont, mas aeroportos do Rio operam normalmente
Galeão mantém operações regulares neste sábado (8) apesar da influência de ciclone extratropical
Os aeroportos do Rio de Janeiro operam normalmente na manhã deste sábado (8), mesmo diante dos ventos fortes e da chuva provocados pela influência de um ciclone extratropical. No Santos Dumont, ao menos um voo foi cancelado após uma aeronave da Gol, que vinha de São Paulo, ser obrigada a retornar à capital paulista devido às rajadas intensas.
De acordo com o balcão de informações do Aeroporto Santos Dumont, o voo que sairia do Rio na aeronave que chegaria de São Paulo foi cancelado. Os passageiros, no entanto, foram realocados em outros voos. Atualmente, todas as chegadas e partidas seguem sem atrasos significativos, e o fluxo é considerado tranquilo.
O RIOgaleão informou que “a operação está normal” e que não houve impacto em razão das condições meteorológicas.
O município do Rio entrou em estágio 2 às 6h55 por conta da chuva e do vento forte, segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR). Núcleos de chuva moderada a forte atuaram no início da manhã, especialmente na Zona Sul, no Centro e na Grande Tijuca, mas perderam intensidade por volta das 7h45, conforme o Sistema Alerta Rio.
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes pediu que os cariocas evitem sair de casa e afirmou que as equipes da prefeitura estão nas ruas acompanhando as ocorrências.
Entre os impactos registrados, parte de um muro caiu entre as estações de metrô Coelho Neto e Colégio, o que afetou temporariamente a operação da Linha 2 — já normalizada. Houve queda de árvores em diferentes pontos da cidade e da Baixada Fluminense, além de tendas derrubadas no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil mantém risco hidrológico moderado para as regiões da Costa Verde, Sul Fluminense, Baixada, Serrana, Metropolitana e Capital, com possibilidade de elevação ao longo do dia. O Inmet também emitiu aviso de perigo para ventos costeiros, com rajadas entre 50 km/h e 100 km/h, e alerta de ressaca, com ondas de até 3,5 metros.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento