RJ em Foco
TRE-RJ lança projeto para garantir voto de presos provisórios nas Eleições 2026
Unidades com presos ligados a facções criminosas ficarão de fora da iniciativa
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou, nesta quarta-feira, o projeto “Democracia Além das Grades”, que busca viabilizar, nas Eleições de 2026, o direito ao voto para presos provisórios e adolescentes internados em estabelecimentos educacionais. O evento contou com a presença do vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e da Ordem dos Advogados.
Durante a reunião, ficou definido que não serão incluídas no projeto unidades onde haja presos ligados a facções criminosas.
As unidades prisionais e de internação de adolescentes que participarão do projeto-piloto nas eleições gerais do próximo ano ainda serão selecionadas. Os critérios de escolha considerarão a segurança de atendentes e mesários, o número de presos provisórios interessados em votar e a infraestrutura disponível nas unidades.
Também foram discutidos temas como a captação de mesários para atuar nas seções eleitorais dessas unidades e a viabilização dos documentos necessários para o exercício do voto no dia da eleição.
— O projeto visa garantir o princípio constitucional da universalização do voto, assegurando a participação dessa parcela da população que, por não ter condenação definitiva, ainda mantém seus direitos políticos — explicou o desembargador Claudio de Mello Tavares. — A legislação brasileira determina que estão impedidos de votar apenas os condenados com sentença transitada em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso, e aqueles que perderam seus direitos políticos.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido